Em 2023, nos primeiros sete meses do ano, mais de um milhão e 62 mil pessoas de 155 diferentes países se encantaram com as Cataratas do Iguaçu
Data de publicação: 09/08/2023
Foto: Christian Rizzi/PMFI.
O Parque Nacional do Iguaçu já é o terceiro mais visitado do Brasil após a pandemia da covid-19, indica levantamento do Ministério Turismo. “A visitação em nosso maior atrativo vem numa crescente e deve retornar ao segundo posto neste ranking, como era até 2019. Todos querem visitar Foz do Iguaçu, destino do mundo”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.
Em 2023, nos primeiros sete meses do ano, mais de um milhão e 62 mil pessoas de 155 diferentes países se encantaram com as Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil e Argentina. “Estes números mostram que o turista estrangeiro retornou e já retomamos com folga aqueles índices registrados nos anos anteriores à pandemia”, ressaltou Chico Brasileiro.
O levantamento do Ministério do Turismo confirma que a biodiversidade das espécies nativas, a exuberância das florestas que integram o bioma da Mata Atlântica e cachoeiras incríveis têm atraído cada vez mais turistas amantes da natureza e aventura. Durante o ano de 2022, foram registradas mais de 21,6 milhões de visitas em 137 unidades de conservação espalhadas pelo Brasil.
O Parque Nacional do Iguaçu, reserva ambiental com mais de 185 mil hectares no Oeste e Sudoeste do Paraná, recebeu mais de 1,5 milhão destes visitantes em sua área turística onde estão as Cataratas do Iguaçu, ficando em terceiro lugar no top 5, atrás dos parques nacional da Tijuca (RJ) e Jericoacoara (CE), com 3,5 milhões e 1,6 milhão de ingressos.
De encher os olhos
Em 2019, ano do recorde histórico do turismo em Foz do Iguaçu, o parque registrou mais de dois milhões de acessos. De acordo com o descritivo do Ministério do Turismo, a beleza do Parque Nacional do Iguaçu é de encher os olhos com o maior conjunto de quedas d’água do mundo. Os números da visitação no ano passado somam mais de duas vezes o total contabilizado em 2021 – aproximadamente 700 mil ingressos.
“Dentro do bioma da Mata Atlântica, o parque conserva um dos maiores trechos de vegetação original da região do Alto Paraná”, destaca o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da unidade de conservação. Que completa: “Em relação à fauna, o parque tem mais de 250 espécies de borboletas, 45 mamíferos, 12 anfíbios, 41 serpentes, oito lagartos, 18 peixes e 200 espécies de aves”.
Junto com a unidade argentina, os parques do Iguaçu somam 252 mil hectares, o que equivale a 2,5 mil quilômetros quadrados, o maior remanescente do bioma da Mata Atlântica.