Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos
A Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos é o órgão responsável pela elevação dos padrões de eficiência no Setor de Turismo; divulgação e promoção institucional do destino turístico; disciplinalização e normatização do setor; organização geográfico territorial das áreas, locais e bens de interesse turístico; articulação interinstitucional; fomento aos investimentos diretos e geração de novos negócios turísticos; incentivo à qualificação da prestação de serviços turísticos; atuação junto aos mercados emissores consolidados e/ou potenciais; implementação de projetos estratégicos ao destino turístico; desenvolvimento de ações de captação de investimentos; apoiar empreendimentos de turismo de base comunitária; assessorar o Prefeito nos assuntos de sua competência e que nesta condição lhe forem cometidos e fornecer dados e informações a fim de subsidiar o processo decisório.
“O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie… Os senhores estão anotando?”
Assessoria Técnica Especial
- Leandro Vandré Heineck (Linkedin)
1. Diretoria de Técnica de Desenvolvimento do Turismo – DITD
Diretrizes de Ação da DITD:
- Gerenciar pessoas, materiais, contratos e orçamento; Aspectos logísticos; Manutenção predial; Arquivamento; Alvarás de licença; Apoio COMTUR.
- PLANTUR; Gestão de projetos; Colaboração institucional; Eficiência alocação de recursos; Atualização legislação.
- Metodologias e estudos Relatórios e informes – oferta e demanda; Observatório de Turismo; Acompanhar indicadores de competitividade e sustentabilidade.
2. Diretoria de Captação de Investimentos e Projetos Estratégicos – DICP
A Diretoria de Captação de Investimentos e Projetos Estratégicos (DICP) de Foz do Iguaçu atua na atração de investimentos e na concepção de projetos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico, turístico e sustentável do município, integrando políticas públicas e fortalecendo parcerias com entidades nacionais e internacionais.
Diretrizes de Ação da DICP:
- . Prospectar e captar investimentos de origem nacional e internacional.
- . Desenvolver e implementar projetos estratégicos com foco na sustentabilidade.
- . Fortalecer o ambiente de negócios e incentivar a inovação no município.
- . Promover parcerias público-privadas e colaborações institucionais.
- . Realizar estudos estratégicos e monitoramento econômico do município para fornecer informações precisas e atualizadas aos investidores.
- . Garantir o alinhamento dos projetos às metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.
3. Diretoria de Promoção, Marketing e Eventos do Turismo – DIME
Diretrizes de Ação da DIME:
- Planejamento e elaboração do Plano de Marketing; Elaborar e distribuir releases; informativo periódico ações para o Trade; captação e manutenção de eventos captação de novos voos; Divulgar institucionalmente o município de Foz do Iguaçu; Gerenciar indicadores de performance de ações promocionais; Gerenciar ferramentas de marketing e promoção; acompanhar jornalistas, operadores, agentes de viagens, e autoridades; Criar artes Propor ações de sensibilização turística; Criar e controlar o mailing do Destino.
- Modelo de participação nas ações de mercado nacional e internacional; Promover e divulgar a oferta turística; Manutenção de parcerias com o MTur, Embaixadas, Secretaria de Estado, EMBRATUR, além de operadoras e companhias aéreas; Propostas de participação e de custos de feiras de turismo, roadshows, workshops, apresentações e seminários; Atender as demandas pós-feiras; Apoiar na elaboração e revisão de materiais promocionais; Manter o banco de imagens atualizado; Criar e apoiar programas de educação para o turismo Promover e estimular a educação profissional.
- Levantar anualmente os eventos de interesse turístico do município; Organizar e atualizar; permanentemente o Calendário de Eventos Turísticos; Apoiar na captação e realização eventos de interesse turístico realizados no município; Analisar as solicitações de apoio a eventos de interesse turístico; Analisar as legislações existentes referentes à obtenção de alvarás de eventos; Manter atualizado banco de dados sobre a obtenção de alvarás de eventos; Atender e orientar os promotores de eventos e dar o devido encaminhamento aos processos; Manter informados os órgãos interessados.
- Dados da demanda de usuários e a natureza das informações prestadas; Manutenção do Sistema de Informações Turísticas; Registrar as sugestões e reclamações dos turistas; Prestação de informações turísticas; Acompanhamento técnico e atuação como intérprete às autoridades, veículos de mídia nacionais e estrangeiros em português e inglês; Auxílio na tradução de textos – Inglês x Português por solicitação do Município; Construir estratégias para o contínuo aprimoramento da estrutura, recursos e serviços relativos à prestação de informações turísticas .