Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos

A Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos é o órgão responsável pela elevação dos padrões de eficiência no Setor de Turismo; divulgação e promoção institucional do destino turístico; disciplinalização e normatização do setor; organização geográfico territorial das áreas, locais e bens de interesse turístico; articulação interinstitucional; fomento aos investimentos diretos e geração de novos negócios turísticos; incentivo à qualificação da prestação de serviços turísticos; atuação junto aos mercados emissores consolidados e/ou potenciais; implementação de projetos estratégicos ao destino turístico; desenvolvimento de ações de captação de investimentos; apoiar empreendimentos de turismo de base comunitária; assessorar o Prefeito nos assuntos de sua competência e que nesta condição lhe forem cometidos e fornecer dados e informações a fim de subsidiar o processo decisório.

Assessoria Técnica Especial

1. Diretoria de Técnica de Desenvolvimento do Turismo – DITD

Atribuições

  • Gerenciar pessoas, materiais, contratos e orçamento; Aspectos logísticos; Manutenção predial; Arquivamento; Alvarás de licença; Apoio COMTUR.
  • PLANTUR; Gestão de projetos; Colaboração institucional; Eficiência alocação de recursos; Atualização legislação.
  • Metodologias e estudos Relatórios e informes – oferta e demanda; Observatório de Turismo; Acompanhar indicadores de competitividade e sustentabilidade.

1. 1 – Divisão de Estatísticas e Estudos TurísticosDVEET

Mensalmente coletamos junto aos meios de hospedagem da cidade, aos principais atrativos turísticos e à rodoviária internacional e ao aeroporto internacional, ocupação/número de visitantes/número de passageiros.

Atualmente estamos começando também, em modo ainda piloto, uma pesquisa permanente de demanda turística para melhor conhecer quem visita Foz do Iguaçu.

Somos cinco servidores públicos os responsáveis pela DVEET:

Ana Cristina Rempel de Oliveira (linkedin): Técnica em turismo. Chefe da divisão, coordena as atividades da DVEET e Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu. Responsável pela elaboração e revisão metodológica e pela criação de relatórios.

Carlos Rauscher: Auxiliar de turismo. Faz a coleta de dados junto aos meios de hospedagem, pontos de acesso e atrativos e a atualização da base de dados. Pesquisador in loco.

Elisa Neumam: Auxiliar de turismo bilíngüe. Faz a coleta de dados junto aos meios de hospedagem, pontos de acesso e atrativos e a atualização da base de dados. Pesquisadora in loco.

Regina Maurício: Auxiliar de turismo bilíngüe. Faz a coleta de dados junto aos meios de hospedagem, pontos de acesso e atrativos. Responsável pela atualização do banco de dados e relatórios da divisão.

Sheila Domingues: Auxiliar de turismo bilíngüe. Faz o apoio administrativo para assuntos da DVEET e Observatório de Turismo. Pesquisadora in loco.

Além de nossa equipe de servidores concursados, trabalham conosco, em regime temporário, estagiários do curso de Turismo da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – que buscam complementar a formação por meio da colaboração com as atividades desenvolvidas na DVEET.

Mesmo cada um de nós estando familiarizado e dedicado a uma ou outra atividade específica, trabalhamos de modo colaborativo compartilhando atividades e apoiando uns aos outros para melhorar continuamente o trabalho desenvolvido.

2. Diretoria de Captação de Investimentos, Projetos Estratégicos e Inovação – DICI

Atribuições

  • Interlocução com órgãos públicos e privados; Assessorar investidores; Apoiar a geração de novos negócios; Gerir políticas públicas de Inovação; Fomentar investimentos.
  • Estudos econômicos; Mapear oportunidades nacionais e internacionais; Monitorar projetos estruturantes da cidade; Apoiar captação recursos; Apoiar projetos de interesse turístico; Assegurar a preservação histórica e ambiental das áreas de interesse turístico; Apoiar a elaboração da LDO, LOA e PPA.

3. Diretoria de Promoção, Marketing e Eventos do Turismo – DIME

Atribuições

  • Planejamento e elaboração do Plano de Marketing; Elaborar e distribuir releases; informativo periódico ações para o Trade; captação e manutenção de eventos captação de novos voos; Divulgar institucionalmente o município de Foz do Iguaçu; Gerenciar indicadores de performance de ações promocionais; Gerenciar ferramentas de marketing e promoção; acompanhar jornalistas, operadores, agentes de viagens, e autoridades; Criar artes Propor ações de sensibilização turística; Criar e controlar o mailing do Destino.
  • Modelo de participação nas ações de mercado nacional e internacional; Promover e divulgar a oferta turística; Manutenção de parcerias com o MTur, Embaixadas, Secretaria de Estado, EMBRATUR, além de operadoras e companhias aéreas; Propostas de participação e de custos de feiras de turismo, roadshows, workshops, apresentações e seminários; Atender as demandas pós-feiras; Apoiar na elaboração e revisão de materiais promocionais; Manter o banco de imagens atualizado; Criar e apoiar programas de educação para o turismo Promover e estimular a educação profissional.
  • Levantar anualmente os eventos de interesse turístico do município; Organizar e atualizar; permanentemente o Calendário de Eventos Turísticos; Apoiar na captação e realização eventos de interesse turístico realizados no município; Analisar as solicitações de apoio a eventos de interesse turístico; Analisar as legislações existentes referentes à obtenção de alvarás de eventos; Manter atualizado banco de dados sobre a obtenção de alvarás de eventos; Atender e orientar os promotores de eventos e dar o devido encaminhamento aos processos; Manter informados os órgãos interessados.
  • Dados da demanda de usuários e a natureza das informações prestadas; Manutenção do Sistema de Informações Turísticas; Registrar as sugestões e reclamações dos turistas; Prestação de informações turísticas; Acompanhamento técnico e atuação como intérprete às autoridades, veículos de mídia nacionais e estrangeiros em português e inglês; Auxílio na tradução de textos – Inglês x Português por solicitação do Município; Construir estratégias para o contínuo aprimoramento da estrutura, recursos e serviços relativos à prestação de informações turísticas .
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