Guias de Turismo em Foz do Iguaçu
A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu através da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, informa aos representantes do mercado turístico no âmbito local e nacional que, a partir do dia 16 de novembro, entrou em vigor a Lei Municipal 5.155 de 13 de setembro de 2022, que regulamenta a atividade dos Guias de Turismo em Foz do Iguaçu.
De acordo com o texto, as organizadoras de viagens devem contratar o guia de turismo regional para visitar os atrativos da cidade. Em contrapartida, os guias devem estar devidamente cadastrados junto ao Ministério do Turismo e identificados durante todo o serviço. Esta exigência também está prevista no artigo 3º da Lei Estadual nº 16513, de 25 de Maio de 2010.
A regulamentação da profissão segue a determinação federal do Ministério do Turismo e visa garantir a presença de profissionais guiando visitas aos atrativos turísticos do município, melhorando a experiência dos visitantes e valorizando os quase mil profissionais cadastrados em Foz do Iguaçu.
A lei ainda prevê multa de R$ 323,16 a R$ 646,32 para quem descumprir a determinação. E as visitações passarão a ser fiscalizadas pelo órgão competente como forma de garantir o cumprimento da lei.
O Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (SINGTUR), a Liga Independente dos Guia de Foz do Iguaçu (LIGUIA) e a Associação dos Guias de Turismo de Foz Do Iguacu (AGUITUR) estão disponíveis para mais informações, esclarecimentos e auxílio para a contratação de guias locais.