Prefeitos de seis cidades do Norte do país participaram de um encontro nesta quinta-feira (18) no COMTUR; Objetivo é estabelecer ações para intensificar a troca comercial e o desenvolvimento para as cidades do futuro
O prefeito Chico Brasileiro recebeu, nesta quinta-feira (18), representantes da Comunidade Intermunicipal do Cávado, sub-região do Norte de Portugal, para assinaturas de acordos de cooperação e debates para o fortalecimento do turismo local com o incentivo de promoção do Destino Iguassu.
A comitiva é formada por prefeitos e representantes políticos das cidades e distritos de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, além de diretores da empresa FollowUp Global, que está coordenando a visita ao Paraná.
O encontro aconteceu na sala do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), na sede da Secretaria de Turismo, e contou com a presença do secretário da pasta, André Aliana.
A comitiva, intitulada “Missão Portugal-Paraná” chegou ao Estado nesta semana e participou de uma reunião com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, onde foram apresentados projetos relacionados à exportação de tecnologias, além de propostas para fortalecimento de possíveis parcerias entre o Paraná e Portugal.
Em Foz do Iguaçu, além das assinaturas de acordos de cooperação, a comitiva fará visitas aos principais atrativos turísticos, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para aprofundar relacionamentos técnicos e profissionais.
O objetivo, conforme explicou Chico Brasileiro, é estabelecer futuras cooperações para intensificar a troca comercial e o desenvolvimento de ações para as cidades do futuro. “Nosso governo tem adotado uma estratégia de levar Foz do Iguaçu para o mundo e receber o mundo em Foz do Iguaçu, criando uma cooperação internacional que vai trazer grandes resultados não só para o presente, mas para o futuro da cidade”, comentou. “Em 2023 fomos a Portugal para estreitar esses laços e agora já estamos colhendo resultados, com empresários portugueses enxergando Foz como um local adequado para fazer investimentos”, completou.
Executivo da FollowUp Global, Joshua Moreira afirma o objetivo da visita é contribuir para o progresso socioeconômico do município. “O propósito da missão é conhecer de perto o notável ecossistema de Foz do Iguaçu, bem como os pontos turísticos emblemáticos. Reconhecemos a importância desses locais tanto em termos de seu impacto ambiental quanto de sua relevância para o desenvolvimento sustentável da região. O objetivo é discutir possíveis parcerias bi-laterais, germinação de cidades irmãs, e contribuição nas áreas de inovação e tecnologia sustentável”, disse.
Tecnologia e inovação
Portugal se tornou um dos principais polos de tecnologia e inovação da Europa, atraindo investimentos de empresas e se tornando um celeiro de startups a partir de aporte de recursos públicos no setor. O país tem uma das maiores concentrações de unicórnios, empresas com valor acima de US$ 1 bilhão do mundo.
Com apenas 10 milhões de habitantes, Portugal tem sete unicórnios. Ao menos quatro delas tiveram apoio ou recursos públicos para chegar ao nível de maturação e crescimento exponencial. Neste contexto, o ecossistema de inovação do Cávado é um dos mais completos da Europa, com destaque para apoio aos projetos desenvolvidos por universidades, aceleração e incubação de startups. Desde 2022, mais de 8 mil empresas foram criadas na região.