A celebração do Festival da Lua, ganhou um cenário especial e teve as Cataratas do Iguaçu como plano de fundo

Festival da Lua

Evento organizado pelo Centro Cultural da Ásia em São Paulo foi realizado na sexta feira (29)

A festividade ocorre no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunissolar chinês e é considerada uma ocasião simbólica de união familiar. O festival carrega consigo os laços de parentesco e devoção, representando os desejos de prosperidade e harmonia para o país e a sociedade. Além disto, o Festival da Lua possui uma rica herança cultural e histórica.

O evento contou com o apoio do Consulado Chines, da Embaixada Chinesa no Brasil e da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos. Estiveram presentes autoridades locais e representantes diplomáticos chineses, além de convidados da comunidade chinesa da região trinacional.

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo André Alliana, “ a cultura milenar chinesa é muito rica e fascinante e essa integração entre Foz do Iguaçu e a República Popular Chinesa é muito relevante para o município em termos de atração de negócios e parcerias estratégicas. o mercado turístico chinês é um exemplo claro, é imenso e de grande potencial de emissão de passageiros”, concluiu.

Essa parceria entre Foz do Iguaçu e China já possui umrico histórico. Em fevereiro deste ano a Câmara votou a favor da inclusão do Ano Novo Chinês no calendário oficial de eventos do município. Anteriormente no mesmo mês a cidade recebeu o Festival das Lanternas, evento que marca o encerramento das comemorações do Ano Novo. Em setembro o município passou a integrar a Aliança Internacional de Turismo das Cidades da Rota da Seda, tornando-se a única das Américas a fazer parte do grupo.

Mercado turístico chinês

Segundo a Embratur, a primeira motivação de viagem dos chineses é por destinos de natureza e ecoturismo, uma das razões que despertam o interesse dos turistas em conhecer as Cataratas do Iguaçu.

O mercado chinês sempre teve presença significativa na visitação de Foz do Iguaçu. Considerando os números do Parque Nacional – ICMBio, no último ano antes da pandemia de Covid-19 (2019), o país foi o 7º maior emissor internacional dentre os 166 países que visitaram as Cataratas naquele ano. Foram 19.719 visitantes – apesar de ser um país asiático e distante, o volume de turistas foi superior a mercados latinos e vizinhos, como o Uruguai (16.968), Chile (13.350), México (11. 052) e Bolívia (7.302).

De janeiro a agosto de 2023, um ano com baixos volumes de turismo internacional entre países distantes devido principalmente às limitadas conectividades aéreas e impedimento de viagem, a China está na 19º posição de emissor internacional para o Parque Nacional do Iguaçu, com 2.454 visitantes.

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