Evento reúne agentes de viagens, operadoras, destinos e players importantes no setor
A Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu participou, dos dias 26 à 28, da 51º edição Abav Expo, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília – DF. O evento teve como objetivo reunir agentes de viagens, operadoras, destinos e players importantes do setor, a fim de promover a negociação e o desenvolvimento do mercado turístico nacional. Ao todo, participaram mais de 23 mil pessoas.
Pela cidade de Foz, a Secretaria de Turismo levou representantes de 11 hotéis, quatro receptivos, um atrativo e uma instituição. Além de estarem presentes o diretor de Marketing e Eventos da SMTU, Renato Baldissera, e outras duas servidoras públicas, Michelle Einsiedel e Neumari Christine.
Para Baldissera a presença de Foz do Iguaçu em feiras de promoção turística é essencial, pelas atualizações contínuas que o Destino apresenta regularmente.
“Muitas pessoas que a gente conversa, seja em feiras nacionais ou em internacionais, já visitaram Foz, mas foram há três, quatro, cinco, dez anos e a cidade mudou muito nesse tempo. Por isso, é sempre importante estar presente e atualizar o mercado do que temos de novo no Destino”, explica o diretor.
Diego Saravi do Hotel Interludium Iguassu HTL, concorda com a relevância de participar. “É importante estarmos aqui na Abav, porque nós estreitamos os nossos relacionamentos, junto aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores também”.
E continua. “Essa união que a Secretaria de Turismo de Foz traz para junto com os hotéis aqui, fortalece cada vez mais o destino”, finaliza Saravi.
Já para Sálua Ghazzaoui do comercial do Complexo Dreams Park Show, a presença em eventos como a Abav reflete-se em uma oportunidade de mostrar o setor de entretenimento que Foz do Iguaçu tem, para além do turismo tradicional.
“A Abav, hoje, nos traz uma visibilidade muito grande dentro dos players do turismo. A gente fica em evidência porque todo o Brasil está voltado para esse evento. E conseguimos nos conectar com agentes de viagens de todo o país e com outros destinos também. Eu acredito que seja um dos melhores eventos de nível nacional”, relata.
E complementa. “Eu acho muito legal o Destino de Foz Iguaçu estar investindo em ações como essa. A gente tem a oportunidade de vir junto com o estande da Secretaria de Turismo e assim conseguimos ganhar mais presença”.
Por sua vez, Elaine Tenerello do Visit Iguassu, que representa a iniciativa privada em Foz, conta que a união entre as diferentes instituições que trabalham o desenvolvimento do turismo na cidade é importante.
“O Visit Iguassu estar participando desta feira agrega valor, porque a gente faz alguns acordos e reuniões pontuais com companhias aéreas, OTAs e operadoras de turismo, complementando esse trabalho de fomento e de promoção institucional. Então, a gente se une, cada um dentro do seu foco de atuação e do seu papel, com um objetivo único e final: atrair mais turistas”, diz Tenerello
Expectativa
A secretaria de turismo participou de mais de 20 reuniões, durante os três dias de evento.
Uma delas foi com Leandro Cunha e Cleber Nakata, da startup Agent&Go, que recruta agentes de viagens autônomos.Cunha explicou, na conversa, que a empresa conta com uma plataforma de marketplace no turismo, no qual o agente recebe uma capacitação virtual antes de vender.
“Através de um cadastro na nossa plataforma, a pessoa recebe uma capacitação para vender produtos, que podem ser de Foz Iguaçu, Rio de Janeiro, São Paulo, Estados Unidos e entre outros. Mas, hoje, nós estamos com mais de 100 agentes de viagens autônomos, e todos eles vendem Foz”, explica.
E para o pós Abav ele relata que as expectativas são positivas. “Espero que possamos cadastrar mais agentes autônomos, para poder entrar na nossa ferramenta e vender mais”, argumenta Cunha.
Mais conversas
Bárbara Picolo e Heloísa Fernandes, da Easy Travel Shop (ETS), também passaram pelo estande de Foz do Iguaçu. Elas apresentaram uma plataforma online de serviços, experiências e atividades, para brasileiros e estrangeiros, que a empresa possui. Além do Festival de Viagens da instituição, que conta com venda de produtos de todo o Brasil e do mundo, para o consumidor final. Previsto para acontecer em 2025.
“Enquanto ETS, nosso principal objetivo é conscientizar o cliente da maior compra possível de atividades e que ele tem e pode fazer em um destino”, explica Picolo
Foz também conversou com a EHTL sobre o segundo Mega Fam da operadora, já confirmado para o Paraná, no ano que vem. “Para 2025, a gente já anunciou que vai ser no Paraná, mas pela estrutura e pela grandeza do evento, acreditamos que terá que ser em Foz do Iguaçu”, conta Simone Colombo da EHTL, sobre a possibilidade da cidade sediar o evento.