Na segunda quinzena do mês, a taxa de visitação em Foz do Iguaçu chegou a 82%; 102 meios de hospedagem foram consultados
Foz do Iguaçu manteve sua força como um dos principais destinos turísticos do país durante o mês de julho. Segundo levantamento da Pesquisa de Ocupação Hoteleira realizada pela Divisão de Estatística e Estudos Turísticos (DVEET), da Secretaria Municipal de Turismo, a taxa média de ocupação nos meios de hospedagem da cidade alcançou 76%.
Os dados refletem uma performance equilibrada durante o mês: 70% de ocupação na primeira quinzena e 82% na segunda. O desempenho também está alinhado com os anos anteriores, em 2023 a taxa também foi de 76% e, em 2024, de 74%. A pesquisa foi realizada com os 123 meios de hospedagem legalmente cadastrados e com alvará ativo no município. Desses, 102 responderam à consulta.
Para o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski, os números reforçam o posicionamento de Foz do Iguaçu como um destino consolidado. “Estamos entregando experiências únicas e uma infraestrutura de qualidade para receber turistas do mundo todo. O crescimento da visitação em atrativos e a estabilidade na ocupação hoteleira são reflexos do trabalho integrado entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade turística local. Seguimos empenhados em fortalecer o turismo com inovação, sustentabilidade e acolhimento”, afirma o secretário.
Além da alta ocupação hoteleira, o mês de julho foi igualmente marcado por grande movimentação nos principais atrativos da cidade. O Marco das Três Fronteiras, por exemplo, recebeu mais de 61,4 mil visitantes, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, atingiu a marca de de 219.216 pessoas, nesse mês. O número é 7,43% maior do que em comparação ao mesmo período em 2024, quando 204.057 turistas e moradores vieram até a unidade.
O Parque das Aves também registrou um crescimento expressivo: foram 113 mil turistas, 18% a mais do que em julho de 2024. Já o Complexo Wonder Park dobrou sua visitação, saltando de 20,3 mil para 40 mil visitantes, um crescimento de quase 100%.
Outro destaque deste ano foi o Mercado Público Barrageiro, inaugurado em novembro de 2024. Em seu primeiro julho de operação, o espaço atraiu 51,7 mil pessoas, consolidando-se ainda como um novo ponto de interesse turístico e cultural na cidade.