Festival da Lua acontece nas Cataratas do Iguaçu com apresentações de ópera tradicional da China

Festa é um evento tradicional, realizado todos os anos em Foz do Iguaçu, para celebrar valores da cultura chinesa

As Cataratas do Iguaçu foram palco do Festival da Lua, também chamado de Festival do Meio Outono, neste domingo (15). A festa é uma celebração tradicional chinesa, realizada tipicamente no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, que celebra a colheita, fartura, abundância e a união com a família.

O evento, realizado todos os anos em Foz do Iguaçu, contou apresentações temáticas da Companhia de Ópera Wu de Zhejiang e obteve 190 participantes nesta edição, entre eles: Francisco Lacerda Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, Fang Sanjing, presidente do Centro Cultural da Ásia em São Paulo, Yu Peng, cônsul geral da China em São Paulo, e a comunidade chinesa aqui estabelecida.

Para André Alliana, secretário da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, a realização tradicional do Festival visa celebrar a diversidade da cultura chinesa e a sua integração com a cidade.

“Como nós temos em Foz do Iguaçu uma grande comunidade chinesa, é muito importante existirem eventos como o Festival da Lua, porque eles trazem um pouco da festividade e da cultura desse povo e continuam celebrando o relacionamento de décadas estabelecido entre a China e o Brasil ”, disse o secretário.

Na data, além de apresentações temáticas, os participantes puderam também assistir ao pôr do sol nas Cataratas, jantar no Restaurante Porto Canoas e igualmente comemorar o marco de 50 anos das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, alcançado em 2024.

Segundo Fang Sanjing, presidente do Centro Cultural da Ásia em São Paulo, a escolha de realizar a festa nas Cataratas já é uma decisão de anos, mas estar junto à beleza de uma Maravilha da Natureza é sempre surpreendente.

“Desde 2017, o Centro Cultural da Ásia em São Paulo escolhe o encantador Parque Nacional do Iguaçu, como local para realizar a Festa do Meio Outono. A cada ano, este festival se torna uma plataforma importante para nossa interação com a comunidade local e o fortalecimento do intercâmbio cultural”.

E continua. “Esperamos aprofundar a amizade entre os povos dos dois países, permitindo que os amigos brasileiros compreendam e vivenciem melhor a diversidade da cultura chinesa”, finalizou.

As apresentações

As apresentações foram realizadas pela Companhia de Ópera Wu de Zhejiang, uma das mais renomadas e tradicionais da China, com uma história de 500 anos de atuação.

A primeira delas foi o “Dragão de Nove Seções”. Um espetáculo, com elementos culturais do Sudeste da China, feito por um grupo de dançarinos que manipulavam um dragão representativo. Para os chineses, o dragão é um símbolo de poder e majestade.

Depois, o Festival seguiu com a performance “Deusa do Céu Espalha Flores”. Baseada em mitos antigos chineses, a apresentação é uma dança solo com o uso de longas fitas de seda, que visam criar um efeito visual de elegância e beleza. Na tradição chinesa, os movimentos fluídos da dançarina representam a Deusa da cultura trazendo prosperidade e felicidade.

A terceira apresentação foi o ” O Justiceiro”, uma peça com luta e habilidades marciais coreografadas.

Já a quarta foi o “Canto dos Máscaras”, uma mistura de ópera tradicional com música pop contemporânea. Durante o espetáculo, os artistas criaram máscaras tradicionais da Ópera Wu, ao vivo.

Por fim, a última performance “Wukong de Ouro Celebra a Primavera”, tinha como objetivo celebrar a coragem e a lealdade, além de destacar a riqueza da cultura chinesa. Na apresentação, um dançarino atuava como o herói chinês Sun Wukong, enquanto os demais performaram vestidos de macaquinho, os companheiros de Sun Wukong, na tradição.

O Festival

O Festival da Lua ou do Meio Outono é uma festa que que simboliza a colheita, onde os participantes buscam agradecer à Lua pela fartura obtida. É ainda um momento de união familiar, de compartilhar refeições e celebrar a cultura chinesa.

Créditos: Michelle Einsiedel / Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos

Rolar para cima
×

Atendimento via WhatsApp

× Como posso te ajudar?