Com investimento de R$140 milhões, Aquafoz deve gerar 400 empregos no primeiro ano de operação
O novo atrativo turístico de Foz do Iguaçu, o AquaFoz, foi apresentado à imprensa e a autoridades estaduais e municipais na última quinta-feira (13). Participaram da visita inaugural o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; o prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna; o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski; o secretário estadual de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, e demais autoridades. A abertura oficial ao público aconteceu na sexta-feira (14).
O empreendimento é do Grupo Cataratas e possui o segundo maior tanque oceânico do Brasil, atrás apenas do AquaRio, no Rio de Janeiro. Ao todo, são 28 recintos distribuídos em 3,3 milhões de litros, em ambientes de água doce e salgada. Com um investimento de R$140 milhões, a previsão é que o aquário gere cerca de 400 empregos diretos e indiretos no primeiro ano de operação.
Para o governador do Paraná, Ratinho Junior, o atrativo mostra a força do turismo na região. “Foz do Iguaçu está em alta não só no Brasil, mas no mundo. Nós estamos vendo grandes investimentos acontecendo, tanto no setor da hotelaria quanto em novos empreendimentos. O AquaFoz é um aquário de padrão internacional dos grandes aquários do mundo, inspirado no aquário do Rio de Janeiro, com mesma composição de qualidade, de peixes, e atuando como mais um atrativo turístico”, afirma o governador.

O prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna, reforça que o investimento demonstra a confiança no destino. “Esse investimento no turismo, com uma experiência nova e diferente para quem vier nos visitar, permitirá que o turista nacional e estrangeiro viva essa diferença. Isso aumenta o tempo de permanência na cidade, o que impacta todas as demais áreas”, aponta o prefeito.
Já o secretário estadual de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, destaca o papel estratégico da cidade no cenário turístico do estado. “A cidade de Foz, nós chamamos de âncora do turismo do Paraná. Todos os números mostram que Foz do Iguaçu é a porta de entrada do estado para os turistas brasileiros e internacionais. Então, cada ação que acontece aqui consolida ainda mais o turismo”, ressalta Paranhos.
O secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski, por sua vez, argumenta que o novo atrativo fortalece a vinda de mais turistas para a cidade. “Eu confesso que, além de toda a felicidade de um empreendimento dessa magnitude estar inaugurado em Foz do Iguaçu, eu fico ainda mais contente porque uma experiência dessa facilita a tomada de decisão dos viajantes. Vai ser uma honra poder ajudar a promover e divulgar não somente o AquaFoz, que já nasce com sucesso, mas toda a cidade”, explica Petrycoski.

E continua. “Foz está em uma etapa de muita credibilidade, tanto pelo público quanto pelo privado. Isso aqui é um reflexo disso, porque continuamos crescendo, batendo recordes todos os meses, em todas as áreas do segmento turístico da cidade. Nós não vamos parar de crescer. Foz vai estar no topo do turismo mundial”, finaliza o secretário municipal de Turismo.
Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, comenta ainda que o AquaFoz representa um presente para a cidade. “É mais um atrativo turístico importante que vai melhorar a experiência do visitante, vai aumentar a permanência média e, muito mais do que isso, o AquaFoz nasce como um centro de conservação da biodiversidade, com portas abertas para a academia, para pesquisas, conservação e educação ambiental das nossas crianças”, ressalta o CEO.
O AquaFoz
O AquaFoz reúne um conjunto amplo de espécies, entre elas estão: tubarões-lixa, galha-branca, leopardo, bambu e freycineti, além de diferentes tipos de raias, baiacus, cavalos-marinhos, peixes-palhaço, piranhas e etc. A curadoria prioriza tanto a diversidade quanto a representatividade dos ambientes aquáticos brasileiros e marinhos, reforçando o caráter educativo e de conservação do espaço.
Durante o passeio, o visitante percorre três andares em um trajeto pensado para conduzir “dos rios aos oceanos”, simulando o percurso natural das águas. Esse caminho começa por ambientes que representam os rios Iguaçu e Paraná, depois segue para a Floresta Alagada, avança pelos rios amazônicos e, por fim, alcança os ecossistemas marinhos.
O tanque oceânico é um dos pontos altos do passeio, tanto pela dimensão quanto pela engenharia envolvida. Os painéis de acrílico chegam a cinco metros de altura e onze de largura, cada um pesando cerca de 13 toneladas. Além disso, segundo o AquaFoz, o sistema de filtragem utiliza tecnologia avançada para manter a qualidade da água e garantir o bem-estar das espécies
O atrativo também conta com sons ambientes, projeções painéis interativos, áreas de descanso e observação, espaços de alimentação e uma loja temática.






