Visita guiada por obras de grafite se torna um dos novos atrativos turísticos em Foz do Iguaçu

Free Walking Tour

O Free Walking Tour, guiado pelo grafiteiro Pas, percorre obras pintadas pelo artista e que carregam diversos significados e detalhes para a interação do público. Uma experiência que busca fazer o público experimentar e interpretar os múltiplos aspectos da arte. Essa é proposta do Free Walking Tour, promovido pelo grafiteiro Pas e que se tornou um dos novos atrativos de Foz do Iguaçu.

O passeio leva pessoas para uma caminhada guiada em meio às obras assinadas pelo artista em murais na Vila Yolanda. Todas elas são conectadas pelo lema de Pas: “o amor e o sonho são urgentes”. 

As peças possuem tom surrealista, permitindo a interpretação aberta do público e a busca por detalhes escondidos. Serão pintados cerca de 40 quadros, com previsão de conclusão para o fim de 2023. 

A experiência já está aberta ao público e pode ser agendada pelo Instagram do artista: @pas.oficial. As visitas são realizadas às segundas-feiras e aos sábados.

Provocação para a cidade

Pas é de São Paulo e há cinco meses passou a morar definitivamente em Foz do Iguaçu, após alguns anos vindo a cidade para trabalhar em obras de arte.

A proposta do tour pelas obras que produz já acontece em São Paulo e também em Berlim (ALE), onde guias foram treinados para acompanhar o público e apresentar as peças. Em Foz, conforme explica o artista, os moradores e turistas terão a experiência mais completa já oferecida no passeio.

 “Além de observar os grafites e me ouvir falando sobre eles, também será possível acessar um QR code e ver como ela foi produzida. Quero promover uma experiência sensorial, que provoque quem passa”, disse Pas. 

Validação de atrativos

O Free Walking Tour foi o primeiro dos atrativos que serão validados no programa de desenvolvimento de produtos turísticos de experiência, promovido pelo Sebrae.

O objetivo é reunir empresários envolvidos com o turismo de Foz do Iguaçu, a Prefeitura Municipal e a Paraná Turismo para conhecer propostas e validá-las dentro de três requisitos: serem inovadoras, proporcionar experiências para o turista e ter mercado.

“Levando em consideração que as pequenas empresas são o público-alvo do Sebrae e foram as mais afetadas ao longo desses últimos dois anos, torna-se necessário estabelecer um ambiente de negócios favorável, o que é possibilitado quando ocorre uma gestão compartilhada, através de uma governança estruturada e ativa no território”, disse a gestora de projetos em turismo e cidades inteligentes, Maisa Silvestre.

Foto: Welyton Manoel/PMFI.

Fonte: AMN – https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51022

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