Após participação na Expo Motorhome 2025, SMTU avalia incluir encontros do segmento no calendário turístico para ampliar fluxo de visitantes e fortalecer a economia local
Pensando na participação da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU) na Expo Motorhome 2025, realizada entre 12 e 16 de novembro, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (PR), a Secretaria agora estuda o planejamento estratégico de 2026, que avalia a realização de eventos do segmento caravanista diretamente na cidade. A expectativa é trazer pelo menos dois encontros do setor no próximo ano, podendo atrair cerca de 400 motorhomes ao município, durante o período. A iniciativa, ainda em planejamento, busca ampliar o calendário turístico, fortalecer o fluxo de visitantes e gerar ainda mais impactos positivos na economia local.
Reconhecida como a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, a Expo Motorhome reúne anualmente empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores de atividades em ambientes naturais. Representando o município na edição de 2025, as servidoras Jandira Cordeiro e Célia Andrade estiveram à frente das ações da SMTU, em parceria com o Viaje Paraná, órgão estadual de promoção turística.

Segundo Célia Andrade, a participação de Foz integra uma estratégia voltada à diversificação da demanda turística, especialmente por meio do turismo de aventura e do caravanismo. “A Expo Motorhome é uma vitrine importante para mostrar que Foz do Iguaçu está pronta para receber o turista itinerante. Temos infraestrutura, atrativos variados e uma localização estratégica que facilita o acesso de quem viaja pelo Brasil e pelos países vizinhos”, afirma.
Em 2025, a 9ª edição da feira registrou um faturamento de R$ 600 milhões em negócios, crescimento de 20% em relação a 2024, atraiu 28.722 visitantes, reuniu 200 estandes (33% a mais que no ano anterior) e movimentou um camping recorde, com 1.014 trailers, motorhomes, campers e barracas. O setor de seminovos também teve destaque, com 107 veículos disponibilizados, 27% acima dos 85 de 2024.

Durante os cinco dias de programação, o evento contou ainda com fóruns, palestras, oficinas, estudos de caso e visitas técnicas, ampliando conexões e incentivando inovação entre empresas, destinos e profissionais do setor. Para a servidora Jandira Cordeiro, essa participação aproxima Foz de um público que busca experiências diferenciadas. “Estar nesse evento é uma forma de atrair viajantes que querem contato com a natureza e liberdade para explorar novos destinos, no modelo caravanista. Queremos que vejam Foz não apenas como um ponto de parada, mas como um destino completo”, destaca.






