Reunião discute melhorias na segurança dos turistas na região da fronteira

O encontro contou com representantes da Secretaria Municipal de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e autoridades policiais nacionais e internacionais. A pauta central da reunião foi a segurança dos turistas que escolhem o Paraguai como seu destino para compras. A reunião foi organizada pela SMTU e pelo COMTUR a pedido do delegado da Polícia Civil, Dr. Rodrigo Silva de Souza, a discussão visou aprimorar as medidas de segurança, tanto na região fronteiriça quanto em todo o território da cidade.

O evento contou, ainda, com a presença de representantes de instituições paraguaias e argentinas, evidenciando a relevância do tema transcender as fronteiras nacionais. A troca de experiências e a colaboração entre diferentes jurisdições se mostraram cruciais para criar uma abordagem abrangente e eficaz em relação à segurança dos turistas.

Segundo André Alliana, Secretário Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, “é evidente que a segurança dos turistas não deve ser apenas uma responsabilidade isolada da polícia, mas sim um esforço conjunto de todas as partes envolvidas, incluindo órgãos governamentais, instituições privadas e a comunidade local.

Uma proposta que ganhou destaque foi a criação de uma Cartilha de Segurança do Turista, a fim de fornecer orientações abrangentes sobre como os turistas podem garantir sua própria segurança. Esta iniciativa visa não apenas fornecer informações essenciais, mas também cultivar uma sensação de confiança entre os turistas e a comunidade local. uma Reunião Extraordinária do Comtur foi agendada para a próxima semana, quando as sugestões e contribuições dos conselheiros serão cuidadosamente consideradas e incorporadas à estratégia em desenvolvimento.

Trabalho conjunto

A integração entre Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu é um exemplo de cooperação transfronteiriça no setor do turismo. Essas cidades, unem esforços para proporcionar uma experiência única aos visitantes. A possibilidade da visita aos três países criam um itinerário turístico completo. A facilitação de procedimentos fronteiriços e a promoção conjunta de atrações têm fortalecido essa parceria. A integração não apenas enriquece a experiência do turista, mas também fomenta um ambiente de colaboração que beneficia as economias locais e promove uma relação harmoniosa entre as comunidades.

Rolar para cima
×

Atendimento via WhatsApp

× Como posso te ajudar?