Levantamento elaborado pela Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu previa expectativa em 92%; dados mais recentes mostram que a ocupação chegou a 93%
A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU) divulgou nesta quinta-feira (24) a pesquisa de ocupação turística, referente ao feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes. Segundo o estudo, a taxa de ocupação foi a maior do ano até agora, com 93%. O dado também se assemelha ao número divulgado, na semana anterior ao feriado, da Pesquisa de Expectativa de Ocupação, que havia apontado uma taxa de 92%.
Para o Secretário de Turismo, Jin Petrycoski, o índice confirma o período como um dos mais movimentados e também afirma a veracidade do trabalho desenvolvido na SMTU. “A pesquisa inicial já apontava uma expectativa alta, mas o resultado final de 93% confirma e até supera essa projeção. Isso mostra não só a confiabilidade do nosso levantamento, mas também o quanto Foz do Iguaçu segue se consolidando como destino preferido dos turistas em feriados prolongados. É um reflexo direto do trabalho técnico da Secretaria de Turismo e da força que a cidade tem para atrair cada vez mais visitantes”, afirma o secretário.
De acordo com o estudo, em comparação aos últimos feriados prolongados de Semana Santa e Tiradentes, que ocorreram em 2022 e 2023, a cidade aumentou os dados tanto na expectativa como na taxa de ocupação efetiva. Em 2022, a expectativa era de 77%, mas a ocupação chegou a 82%. Enquanto em 2023, ambos os números foram de 77%.
Neste ano, com o índice de 93%, o período se consolida como um dos mais movimentados do calendário turístico, atualmente.
O levantamento é elaborado pela equipe da Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos (DVEET) da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu. Para tal, os servidores entraram em contato com os 124 meios de hospedagem que possuem alvarás ativos no município. Destes, 118 responderam.