Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu

Observatorio de turismo

O Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu é uma ferramenta estratégica, prevista na Lei Municipal nº 4.291, de 2014, para acompanhar e analisar o desempenho do turismo em nossa cidade. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), um Observatório atua na coleta, tratamento e monitoramento de dados, fundamentais para o planejamento sustentável da atividade turística e para fortalecer o setor como um motor de desenvolvimento econômico.

Os observatórios de turismo, como o nosso, são essenciais para estimular inovações em destinos e para monitorar diversas áreas temáticas, como a geração de empregos, o consumo sustentável, a segurança e a qualidade da educação, conforme destacado pela UNWTO-INSTO.

Nossa Estrutura e Atuação

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) é responsável pela coordenação técnica do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu, cabendo a ela a coordenação da produção e da sistematização de dados estatísticos e informações sobre as atividades e empreendimentos turísticos do município.

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) representa a gestão estratégica do Observatório, sendo responsável por validar o planejamento anual de ações e avaliar os resultados, seguindo as recomendações da INSTO. 

A UNIOESTE, especificamente o curso de Turismo, coordena as operações do Observatório, atendendo às especificações da coordenação técnica e promovendo a execução junto às instituições parceiras. Além disso, intermedia o ingresso de alunos para colaboração em projetos de estágio obrigatório.

Contamos também com o apoio de entidades parceiras, como a Paraná Turismo, que colabora ativamente com as entregas do Observatório.

Foz do Iguaçu na Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT)

O Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu é membro ativo da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), a principal entidade do segmento no Brasil, desde 2017. Nosso Observatório sediou o II Encontro da Rede em 2018 e participa continuamente de todos os Encontros e pesquisas organizadas pela RBOT.

Já contribuímos com importantes pesquisas em rede, como a de Sondagem Empresarial dos impactos da Covid-19 no setor de Turismo no Brasil (2020) e a Pesquisa Nacional Tourqual de Avaliação da Qualidade de Serviços Turísticos (2022).

Na atual gestão da RBOT (2025-2027), nosso Observatório tem duas representantes na diretoria: Ana Cristina Rempel de Oliveira no Conselho Fiscal e Sheila Augusta Coimbra Domingues como diretora da Regional Sul. Ambas são servidoras de carreira da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, reforçando nosso compromisso com o avanço do turismo em âmbito nacional.

Rolar para cima