Novidades nos Atrativos para aproveitar nas Férias de julho em Foz do Iguaçu

Parque das Aves

Com a chegada das férias escolares, Foz do Iguaçu continua inovando e trazendo novos atrativos. Conhecida por sua diversidade cultural, beleza natural e infraestrutura turística de excelência, a cidade se destaca novamente neste mês de julho com atrações novas, programas especiais para as crianças e experiências que envolvem aventura, educação ambiental e entretenimento.

Confira abaixo as novidades e os programas imperdíveis para curtir essas férias!

Colônia de Férias no Parque das Aves

Uma das programações mais aguardadas é a tradicional Colônia de Férias do Parque das Aves, que acontece duas vezes por ano, uma vez nas férias de inverno e uma nas férias de verão.

Voltada para crianças de 6 a 10 anos, os pequenos participantes podem explorar os bastidores do parque, participar de oficinas sensoriais, dinâmicas em grupo, trilhas na Mata Atlântica e vivências sobre o cuidado com os animais silvestres.

O objetivo é criar uma conexão afetiva entre as crianças e a natureza, despertando o senso de responsabilidade ambiental de forma leve e divertida.

Nesta edição, a programação vai de 14 a 18 de julho, das 13h às 17h30. As vagas são limitadas a 30 crianças por dia e as inscrições podem ser feitas diretamente no site do Parque das Aves.

Céu das Cataratas: um passeio noturno sob as estrelas

Entre as grandes novidades do Parque Nacional do Iguaçu está o recém-lançado “Céu das Cataratas”, uma experiência única e sensorial que convida o visitante a explorar o parque de noite, longe do movimento habitual e cercado apenas pelos sons da mata e o brilho do céu estrelado.

A experiência é acompanhada por guias e inclui momentos de observação astronômica, explicações científicas e da cultura Guarani, criando uma conexão poética entre o visitante, a natureza e o universo.

A iniciativa acontecerá todos os sábados, com grupos de até 20 pessoas, a partir do dia 12 de julho. Para garantir o ingresso, clique aqui.

Circuito São João: trilha ecológica e banho de cachoeira

Para quem gosta de explorar a natureza, fazer trilhas e ver ruínas históricas, a nova atração Circuito São João, do Parque Nacional do Iguaçu, é uma excelente opção.

Com 1,9 Km de extensão, três pontos para banho e acesso incluso no ingresso padrão, a trilha começa próximo à Escola Parque, percorre um trajeto em meio a Mata Atlântica, com riachos e uma cachoeira, leva o visitante a conhecer as ruínas da antiga Usina de Energia São João, a primeira hidrelétrica da cidade, que deve ser reativada em breve pela equipe da Urbia Cataratas, concessionária ao Parque, e finaliza próximo a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Circuito São João
Circuito São João

Com duração média de 1h20min, o passeio está disponível todos os dias, durante o horário regular de funcionamento do parque. A última entrada recomendada é até 15h30.

Vale mencionar que é importante seguir as trilhas demarcadas, respeitar os pontos autorizados para banho e seguir algumas dicas:

Dicas de segurança para turismo na natureza

  • Use roupas leves e calçados adequados para caminhada.
  • Leve água e mantenha-se hidratado durante toda a atividade.
  • Evite sair das trilhas demarcadas e siga sempre as orientações dos guias ou da sinalização local.
  • Não alimente animais silvestres e mantenha distância segura para observação.
  • Use protetor solar e repelente.
  • Respeite o tempo da natureza e evite tocar em plantas ou animais.

O que mais fazer no Parque Nacional do Iguaçu?

Já imaginou alugar uma bicicleta para passear pelo Parque? A nova ciclovia de 11,6 km permite isso. O passeio conecta o Centro de Visitantes ao início da Trilha das Cataratas, trajeto que é normalmente feito de ônibus, e agora pode ser feito com bicicletas comuns ou elétricas, alugadas pelo serviço Bike Iguaçu. Mas, para quem já tem bicicleta, é possível levar a bike de casa para usar no percurso.

A ciclovia é uma alternativa segura e sustentável para conhecer o parque, além de conectar com outras trilhas habilitadas para ciclismo, como a Trilha do Poço Preto, Caminho das Bananeiras e Trilha da Canafístula.

Durante as férias de julho, o Parque também terá horário ampliado, para que o visitante tenha mais tempo para aproveitar as atrações. De 12 a 27 de julho, ELE abrirá diariamente das 8h às 16h (uma hora mais cedo que o habitual), com o último ônibus de retorno às 17h30.

Wonder Experience: nova área lúdica para crianças e adolescentes

A partir de 10 de julho, o Wonder Park Foz também amplia a sua proposta de turismo de entretenimento com a inauguração do Wonder Experience, um novo espaço totalmente voltado ao público infantojuvenil. A proposta é oferecer um “parque dentro do parque”, com ambientes imersivos, interativos e educativos.

Com atrações tecnológicas, cenários temáticos e experiências que estimulam a imaginação e a criatividade, o espaço chega para reforçar o papel de Foz como referência nacional em turismo familiar. É a pedida certa para famílias que buscam um destino completo, com opções para todas as idades.

Mais tempo para aproveitar

Além do Parque Nacional, já citado, alguns outros atrativos também terão horários ampliados, como é o caso do Marco das Três Fronteiras. Durante todo o mês, ele funcionará todos os dias da semana. De segunda a quinta-feira, das 13h30 às 21h. E nas sextas, sábados e domingos, das 11h às 21h.

Em julho, outros locais de Foz costumam estender suas programações. Vale ficar atento ao blog e as redes dos atrativos!

Rolar para cima