Grafiteiros de Foz do Iguaçu participam de evento internacional de arte na Ásia

Grafite

Evento reúne artistas do mundo todo, nas Filipinas e na Indonésia

Durante os dias 25 a 27 de abril e 30 de maio a 1º de junho, dois artistas grafiteiros de Foz do Iguaçu, Mavi Gualtieri e Pas Schaefer, participarão de um evento internacional de arte, na Ásia, o “International Meeting of Styles” (MOS), edições das Filipinas e Indonésia, respectivamente.

O evento tem como objetivo reunir profissionais do segmento do mundo todo, em workshops e atividades interativas, além do ensino de novas técnicas de produção. Para que estes, ao retornarem aos seus destinos de origem, levem à comunidade local o conhecimento aprendido no exterior.

Segundo Mavi, participar do Meeting of Styles é um marco em sua carreira. “Entre centenas de artistas de todo o mundo, fomos escolhidos com base na força e abrangência do nosso portfólio pessoal. Este processo seletivo foi altamente competitivo, o que demonstra não apenas a qualidade do nosso trabalho, mas também nossa capacidade de inovar e representar a cultura brasileira através da arte urbana”, explica.

grafite
Mavi Gualtieri no evento Domingo Cultural,
em Foz do Iguaçu.
Grafite
Mavi Gualtieri.

E continua. “Acredito que a arte precisa ser diversa e inclusiva, e estar nesses eventos é uma forma de incentivar mais mulheres a se expressarem e a fortalecer nossa presença no cenário global”, finaliza a artista.

A diretora de Marketing da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, Adriane Bordin, comenta que a participação dos artistas reforça o papel da arte urbana como ferramenta de conexão cultural e de promoção do destino Foz do Iguaçu para o mundo.“A arte é uma das expressões mais potentes da identidade de um povo — e tê-la representando Foz do Iguaçu em palcos internacionais como o Meeting of Styles é motivo de grande orgulho. Os artistas Pas e Mavi levam consigo não apenas talento e criatividade no grafite, mas também a alma da nossa cidade. Como Secretaria de Turismo, acreditamos que a valorização de nossos artistas locais é essencial para fortalecer a imagem de Foz como um destino plural, criativo e vivo”, ressalta.

O grafiteiro Pas também comenta que participar de eventos como esse é gratificante. “Participar de festivais, conhecer lugares e culturas novas, deixar as experiências ao redor do mundo e poder representar o Brasil e Foz do Iguaçu do outro lado do mundo é uma realização”, comenta.

Essa é uma iniciativa com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu.

Pas Schaefer, a esquerda, e mural Tour de Graffiti, em Foz do Iguaçu, a direita.
Grafite

Os artistas

Pas Schaefer, originário de São Paulo, é cientista natural pela Universidade de São Paulo (USP), já pintou em 21 países, fez residência artística em Paris e Berlim e criou o Movimento PAS, que visa revitalizar espaços públicos, por meio da arte e do grafite em Foz do Iguaçu.

Mavi Gualtieri, nasceu em Foz do Iguaçu, é produtora cultural e grafiteira, faz parte do Movimento PAS e Membro da crew MTM.

O evento

O “International Meeting of Styles” (MOS) é uma rede internacional de grafiteiros e aficionados que começou em Wiesbaden, Alemanha, em 1997. Reunidos e inspirados por sua paixão pelo grafite, o MOS visa criar um fórum para a comunidade artística internacional se comunicar, reunir e trocar ideias, trabalhos e habilidades, mas também apoiar o intercâmbio intercultural.

Rolar para cima
×

Atendimento via WhatsApp

× Como posso te ajudar?