Foz do Iguaçu sedia 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista

Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista

Evento reúne representantes de todos os estados brasileiros e de mais de 17 países para debater estratégias de proteção e boas práticas no turismo

Foz do Iguaçu recebe, de 9 a 12 de setembro, o 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista, no Recanto Cataratas Resort. O encontro é organizado pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Turismo e conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu e dos demais parceiros: Visit Iguassu, Fomento Paraná, Fundo Iguaçu, IDESTUR, Loumar Turismo, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Madrid Center Importados, Viaje Paraná, Urbia Cataratas, Smartfy, Invictus e Marco das Três Fronteiras.

Com a presença confirmada de representantes de todos os estados brasileiros e de mais de 17 países, o simpósio propõe reflexões e debates sobre a importância da segurança como fator essencial para a experiência de quem viaja. A programação inclui palestras, painéis e workshops que abordam temas como: policiamento turístico em áreas de fronteira nacionais e internacionais; prevenção à exploração sexual e ao tráfico de pessoas em áreas turísticas; ecoturismo e turismo de aventura; inovação e tecnologia aplicadas à segurança; capacitação de profissionais de segurança, entre outros.

Para o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, sediar o evento reforça o papel estratégico da cidade no cenário internacional. “Receber o 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista é motivo de orgulho para Foz do Iguaçu. A cidade, que já é referência em turismo, também busca se consolidar como modelo em práticas de acolhimento e proteção ao visitante. A segurança é um dos pilares fundamentais para fortalecer a imagem do destino e garantir que cada experiência aqui seja vivida com tranquilidade, confiança e hospitalidade”, explica o secretário.

No último dia de evento, na sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Turismo, representada pelo Chefe da Divisão de Serviços Turísticos, Rafael Langwinski, apresenta ainda em conjunto com a vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e diretora administrativa do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e de Projetos Estratégicos (Idestur), Renata Sakamoto; e com a secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e Coordenadora do GT do Guia de Segurança para Visitantes, Dagmar Pedrozo, o painel “Segurança Através da Informação: O Case do Guia para Visitantes na Região Trinacional – Resultados e Desafios”.

Rafael Langwinski explica que a iniciativa visa demonstrar a força do trabalho conjunto na área de segurança turística. “O Guia de Segurança para Visitantes nasceu de uma construção coletiva entre poder público, setor privado e sociedade civil. É uma ferramenta que orienta, informa e traz mais confiança para quem visita nossa região trinacional. Apresentar os resultados desse trabalho em um simpósio internacional reforça a importância de iniciativas colaborativas, que colocam o turista no centro da experiência e elevam o padrão de segurança em Foz do Iguaçu e no destino Iguaçu como um todo”, argumenta Langwinski.

O 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista também conta com tradução simultânea em inglês e espanhol durante o evento.

Rolar para cima