Evento no Marco das Três Fronteiras celebra a integração entre moda, cultura e diplomacia, e conta com 50 peças de designer chineses e de uma estilista local
Neste sábado (25), Foz do Iguaçu sediou o desfile internacional “Esplendores da Seda”, no Marco das Três Fronteiras. O evento é resultado da parceria entre o China National Silk Museum e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e da Diretoria de Relações Internacionais, com apoio do Viaje Paraná, Visit Iguassu, Polo Iguassu, Marco das Três Fronteiras, Shopping Catuaí Palladium, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, Fundação Cultural e Sanepar, Belmond Hotel das Cataratas e Urbia Cataratas.
Durante o desfile, foram apresentadas 50 criações de nomes renomados da moda chinesa, como as equipes da professora Li Wei, da Faculdade de Belas Artes da Universidade Tsinghua, e da professora Xiaofen Ji, diretora do Museu de Seda da China. Bem como, peças exclusivas da estilista iguaçuense Juliana Montemezzo, inspiradas na fauna, flora e elementos naturais da região, com referências às águas, às onças e aos ipês.
Estiveram presentes na iniciativa: o secretário interino de Turismo, Leandro Vandré Heineck; o diretor de Relações Internacionais, Petterson Gherlandi; o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites; o vice-diretor do China National Silk Museum, Zhang Chengming; o vice-diretor geral do departamento de Publicidade da Província de Zhejiang, Lai Yingjie; o vice diretor do grupo de TV da província de Zhejiang, Guo Qing, o embaixador voluntário para Assuntos Asiáticos em Foz do Iguaçu, Sinky Chan, e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo de Brito.
Para o secretário de Turismo interino, Leandro Vandré Heineck, eventos como esse fortalecem não apenas o turismo, mas também os laços de amizade e cooperação cultural entre os povos. “Foz do Iguaçu tem se consolidado como um território de conexões, capaz de receber iniciativas que unem tradição, inovação e diversidade. É uma honra para nós sediar uma ação que coloca a cidade em diálogo com uma das mais antigas e ricas expressões culturais do mundo, reforçando nosso papel como destino global de turismo e cultura”, afirma.

A designer de moda e professora Li Wei, da Faculdade de Belas Artes da Universidade Tsinghua, comenta sobre a exposição de suas criações no evento; e afirma querer contribuir com a promoção da herança cultural imaterial da China. “Em todas as nossas criações, utilizamos exclusivamente seda chinesa, bordados tradicionais e brocados todos produzidos com técnicas ancestrais. As cores que você vê são vibrantes e autênticas, obtidas por meio de processos sustentáveis, com o uso de materiais naturais. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a riqueza e a beleza da cultura da seda chinesa, conectando essa tradição milenar à Rota da Seda e ao diálogo cultural global”, explica.
A estilista iguaçuense Juliana Montemezzo também comenta sobre suas peças. “A ideia foi representar as Cataratas do Iguaçu e a força do agronegócio, que também impulsiona o desenvolvimento da nossa região. A onça simboliza essa imponência e, ao mesmo tempo, traz equilíbrio à composição. É uma emoção imensa fazer parte de um momento que integra diferentes nações”, diz Montemezzo.
Exposição Esplendores da Seda
Junto ao desfile, a cidade ganha a partir do domingo (26), até março de 2026, a Exposição de Arte “Esplendores da Seda”, lotada no Shopping Catuaí Palladium.
Na mostra, é possível encontrar peças originais e réplicas históricas de artefatos em seda; painéis ilustrativos sobre o processo de produção da seda; documentos e registros históricos e elementos interativos e educativos, que visam aproximar o público do legado sino-brasileiro. O acesso é gratuito.







