Iniciativa conta com atuação conjunta da Secretaria de Turismo e do Visit Iguassu, que apresentam os potenciais do destino no turismo de negócios
A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU), em parceria com o Visit Iguassu, participa da Experience Expo – EEX 2025, que acontece entre os dias 8 e 9 de dezembro, em São Paulo. O evento reúne os principais atores do segmento MICE do país e funciona como uma agenda estratégica para o desenvolvimento do turismo de negócios no Brasil.
A expectativa é receber cerca de 3.500 visitantes, mais de 100 marcas expositoras e um congresso com mais de 30 palestrantes, que abordarão tendências, inovação, sustentabilidade e novas perspectivas do mercado de eventos. São Paulo, local em que ocorre a feira, é hoje também o principal mercado emissor de visitantes para Foz, fora do Paraná. Em 2025, até o momento, de acordo com dados do Parque Nacional do Iguaçu, a cidade recebeu 238.493 turistas paulistas.
Nesta edição, a SMTU é representada pela servidora Jandira Cordeiro, enquanto o Visit Iguassu conta com a participação da responsável por Negócios e MICE da empresa, Pamela Cibils, e da Diretora Executiva, Elaine Tenerello. A ideia é que a comitiva iguaçuense apresente os diferenciais competitivos da cidade, reforçando a vocação do destino para congressos, feiras, incentivos e encontros corporativos.
A diretora de Promoção, Marketing e Eventos da SMTU, Jakline Broco, explica que a participação institucional em eventos dessa natureza se configura como uma atuação estratégica para Foz do Iguaçu. “Participar da Experience Expo significa, antes de tudo, reafirmar o compromisso de Foz do Iguaçu com o segmento MICE e com a qualificação constante do destino. Nosso objetivo é fortalecer a presença da cidade no mercado nacional, principalmente junto aos organizadores de eventos e fornecedores especializados, para que novas oportunidades possam ser geradas e revertidas em benefícios econômicos e sociais para o município”, afirma.
Para a servidora pública, Jandira Cordeiro, ao reunir empresas nacionais e internacionais, a Experience Expo possibilita que o destino Iguassu se posicione de forma competitiva. “Buscamos dialogar com profissionais que influenciam diretamente a escolha de destinos para eventos corporativos, além de apresentar o ecossistema turístico de Foz de maneira completa. Após o evento, nós ampliamos nossa rede de contatos, fortalecemos a promoção do destino e absorvemos novas tendências que contribuem para aprimorar ainda mais o nosso posicionamento estratégico”, explica a servidora.

O presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, também destaca a iniciativa. “A participação do Visit Iguassu na Experience Expo reforça nosso compromisso em ampliar a presença do Destino Iguaçu nos principais espaços de relacionamento e negócios do país. Estar ao lado de profissionais que movimentam o setor de Live Marketing nos permite apresentar todo o potencial da nossa região e fortalecer conexões estratégicas. Também é motivo de orgulho ver nossa diretora executiva, Elaine Tenerello, concorrendo ao Prêmio Caio, um reconhecimento que evidencia o trabalho técnico e dedicado que o Visit Iguassu realiza para promover Foz do Iguaçu no cenário nacional”, comenta.
A relevância
Em relação a ocorrência de eventos em Foz, neste ano, a SMTU registrou 491 alvarás emitidos na cidade. Desses, 446 foram nacionais e 43 internacionais, representando um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. O público total reunido foi de mais de 228 mil participantes.
O desempenho também se refletiu no cenário mundial. Segundo o ranking mais recente da ICCA (International Congress and Convention Association), Foz do Iguaçu conquistou o terceiro lugar entre os destinos brasileiros que mais recebem eventos internacionais, reafirmando sua relevância no âmbito do turismo MICE, ou de negócios.






