Secretaria de Turismo participa com estande promocional e divulga destino Iguaçu
A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU) participa nesta semana do 20º Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FIT). O evento, promovido e organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, acontece de quarta (4) a sexta-feira (6), e deve reunir mais de 1.800 expositores, 45 caravanas de agentes de viagens e mais de 1.500 marcas do setor turístico. A expectativa é receber cerca de 10,2 mil participantes nesta edição.
Durante a programação do FIT, ocorrem palestras, capacitações, rodadas de negócios e reuniões, além de outras atividades. Na ocasião, a SMTU conta com um estande promocional do destino e usa o espaço para divulgar o turismo da cidade, além de funcionar como ponto de networking e encontros com autoridades, a fim de discutir o desenvolvimento do setor.
Para o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski, a participação no FIT representa uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade do destino Foz do Iguaçu e fortalecer sua presença nos mercados do setor nacional. “O Festival das Cataratas é um momento único, em que todo o trade turístico de Foz do Iguaçu se junta para divulgar de forma assertiva o nosso destino. É um espaço onde conseguimos ser bons anfitriões, abrir frentes e criar possibilidades para expandir a marca Foz do Iguaçu”, afirma o secretário.
A presença de Foz do Iguaçu no festival também foi destacada por representantes de instituições nacionais. Alexandre Nakagawa, da Embratur, ressaltou a consolidação da parceria com o município. “O destino Iguaçu é um dos que mais participam das feiras internacionais e das campanhas da Embratur. É um ícone na promoção internacional e, por isso, essa parceria não poderia ser diferente. Estar aqui é motivo de celebração para todos nós”, comenta.
Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente da Viaje Paraná, também reforçou a importância estratégica de Foz para o turismo do estado. “Hoje a gente não consegue falar sobre o turismo do Paraná sem falar sobre Foz do Iguaçu, é a nossa porta de entrada. E essa feira mostra realmente toda a força que a cidade está tendo. Nós entendemos que a proximidade entre Foz do Iguaçu e o governo estadual também é fundamental para que o turismo cresça e chegue aonde chegou”, expõe.
Já o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, destaca o diferencial do evento. “É uma maneira diferente de divulgar o destino. Antes, íamos a outros eventos para falar com agentes de viagem, levar fotos e folders. Com o festival, fazemos o contrário: trazemos os profissionais para cá. A cidade os abraça, eles conhecem os atrativos e voltam encantados para vender melhor a cidade”, explica Paulo.
O trade também participa
Além da participação institucional da SMTU, o Festival das Cataratas também conta com ampla representação de atrativos e iniciativas privadas do trade turístico local. Todos alinhados na promoção total do destino.
Um desses exemplos é o Parque das Aves, que levou ao estande uma abordagem lúdica para atrair o público e apresentar sua atuação. “Está sendo incrível, porque eu não tinha noção de como o festival é gigantesco. Representar o Parque das Aves aqui é uma oportunidade imensa. Além disso, a troca com outras empresas tem sido muito rica”, comentou a educadora ambiental Ingrid Aguiar.
Fabiana Luz, gerente comercial do Wonder Park, também afirma que a participação no festival já virou tradição. “A gente participa há muitos anos, e os resultados vêm gradativamente. O festival amplia parcerias e visibilidade. Este ano, estamos com roleta de prêmios, distribuição de convites para festas temáticas e um estande que promete muito movimento”, explica a gerente.
Eric Augusto, educador ambiental do Eco Park Foz, Grupo Dreams, também compartilhou sua visão sobre o evento. “Essa é minha segunda participação no festival e está sendo maravilhosa. Aqui, o contato é direto com o público do turismo, o que permite uma troca tanto comercial quanto pessoal. Conhecemos novos públicos e conseguimos divulgar melhor nosso parque. O impacto se reflete no aumento de visitantes ao longo dos anos, os agentes e guias conhecem o atrativo e ajudam a promovê-lo”, afirmou.
Outro destaque entre os expositores é a Urbia Cataratas, que trouxe lançamentos ao evento. “O festival tomou uma proporção gigante. Como Parque Nacional, queremos estar sempre presentes no turismo nacional e internacional. Este ano, lançamos a ciclovia do Bike Iguaçu, com 12 km dentro da Mata Atlântica, e o Cosmos Iguaçu, para observação de estrelas com astrônomos. Em breve, também teremos a Trilha da São João, com 3 km e duas cachoeiras belíssimas”, revelou Mário Macedo, CEO da Urbia Cataratas.