Foz do Iguaçu marca presença na FITUR 2025 e reforça imagem de destino seguro e atraente para o turismo global

Evento recebeu 255 mil visitantes e 156 países

Na última semana, Foz do Iguaçu participou da Feira de Turismo Internacional (FITUR), em Madrid, na Espanha. O evento aconteceu dos dias 22 a 26 de janeiro e contou com a participação do Destino nos estandes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e no do Paraná, em parceria com a Secretária de Turismo do Estado. Ao todo, a Feira recebeu 255 mil visitantes, durante os cinco dias de evento. Destes, 155 mil eram profissionais voltados ao turismo e 100 mil eram público final.

Segundo o Panrotas, o evento também reuniu 9,6 mil empresas e 156 países, sendo o Brasil o país homenageado da edição. Para a representante da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU), Célia Regina de Andrade, é esse caráter global que faz a Feira ser estratégica no mercado turístico.

“A feira oferece a oportunidade de conversar com players de toda a Europa e também de outras regiões do mundo. Não se fala apenas do mercado espanhol nesse evento, são muitas oportunidades de promoção do Destino, porque a Fitur acaba sendo um ponto de encontro para players internacionais”, comenta a servidora.

Durante o evento, Foz do Iguaçu também se reuniu com operadoras, companhias aéreas, parceiros do turismo e com associações de viagem de diferentes regiões da Espanha, para além de Madrid. Célia estima terem sido cerca de 40 reuniões.

Ela comenta ainda que Foz do Iguaçu, junto com o Paraná, está planejando, como um próximo passo, intensificar as ações de promoção, treinamentos para agentes de viagem e campanhas de mídia, dentro da Espanha, com foco em outras cidades além da capital.

O Secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, também reforça o trabalho a ser feito a seguir. “Agora no pós-feira vamos atuar com os demais processos. Iremos seguir fomentando o contato com os leads captados no evento, enviando informações sobre o destino e criando o desejo de vir à Foz do Iguaçu. Queremos atuar em mais campanhas e ações com operadores também, a fim de atrair cada vez mais visitantes à cidade “, explica o secretário.

A Espanha, atualmente, se configura como o 5º maior mercado internacional emissor de turistas à Foz, e o segundo europeu, atrás apenas da França. Em 2024, vieram 29.393 turistas espanhois.

Polícia Militar e Segurança

A Feira também contou com a presença da Companhia de Atendimento ao Turista da Polícia Militar, pertencente ao 14º Batalhão de Polícia Militar. Representado pelo Comandante da Companhia, Capitão Clayton Lima, o objetivo era mostrar, aos players do turismo, Foz do Iguaçu e o Paraná como destinos seguros e hospitaleiros para se visitar.

O Capitão palestrou, na quinta-feira (23), no chamado 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista, e também participou de duas rodadas de negócios com as autoridades do turismo espanhol e europeu, uma com a Embratur e outra com a Secretária de Estado do Turismo.

“A Polícia Militar capacitada no atendimento ao turista também atua na promoção, como um agente fomentador do turismo. O meu objetivo principal na feira, foi além de ajudar a vender o destino, e sim a mostrar que nós vivemos uma realidade de segurança, que muitas vezes não é veiculado na mídia externa, quando se trata do Brasil”, afirma.

Rolar para cima
×

Atendimento via WhatsApp

× Como posso te ajudar?