Foz do Iguaçu fortalece presença em evento de turismo LGBTQIAPN+

Foz do Iguaçu LGBT+

Da esquerda para a direita: Agente da Uau Viagens, Luiza Nava, idealizador do Love Iguassu, Alessandro Neumann, influencer, Flavio Fusco, Assessora Especial do Gabinete da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Dra. Carla Rosane, servidor público Secretaria de Turismo, Jonas Neto.

Destino participa da LGBT+ Turismo Expo, em São Paulo, e reforça compromisso com a diversidade e a promoção do turismo inclusivo

Foz do Iguaçu participou do LGBT+ Turismo Expo, em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (24). Atualmente, a feira é o maior evento B2B (business to business) do segmento e reúne fornecedores, empresários, serviços e destinos que atendem as demandas dos turistas LGBTQIAPN+. Em 2025, cerca de 1000 agentes de viagens e operadores de turismo e 60 expositores estiveram presentes.

Nesta edição, a cidade participa representada pelo servidor público, Jonas Neto, em nome da Secretária Municipal de Turismo, junto com a assessora especial do Gabinete da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Dra. Carla Rosane, e acompanhados de Alessandro Neumann, idealizador do Love Iguassu, evento voltado ao público LGBTQIA+ em Foz.

Para Jonas Neto, o destino está reafirmando o compromisso com um turismo diverso e responsável. “A cidade já é reconhecida internacionalmente por suas belezas naturais, mas temos trabalhado para que também seja lembrada como um destino acolhedor, inclusivo e preparado para receber todos os viajantes. Levar esse posicionamento para um evento de relevância nacional e internacional fortalece a imagem de Foz e amplia nossas oportunidades de negócios com o trade especializado”, afirma Neto.

Alex Bernardes, Diretor e Criador da LGBT+ Turismo Expo, também argumenta a participação de Foz como positiva. “É muito bom ver como Foz de Iguaçu vem despontando no Turismo LGBT+ no Brasil e atraindo estrangeiros também. Eventos como o Love Iguassu e outras ações que a cidade vem implementando são resultados de um trabalho conjunto com a LGBT+ Turismo Expo e o trade. Essa união de stakeholders e investimento contínuo trarão ainda mais negócios e posicionamento para Foz”, afirma Bernardes.

Segundo a justificativa do evento, dados da Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT) mostraram que o segmento cresce cerca de 11% ao ano, enquanto o turismo convencional só aumenta 3,5%. A Organização Mundial de Turismo (OMT) ainda afirma que o público LGBT+ movimenta, anualmente, US$ 3 bilhões, cerca de R$ 14.7 bi.

Foz do Iguaçu LGBT+

O Love Iguassu

Entre os dias 18 e 21 de setembro de 2025, Foz do Iguaçu sedia a 2º edição do Love Iguassu, o festival de turismo LGBTQIAPN+ do Sul do Brasil. A iniciativa tem como objetivo celebrar a diversidade, promover um espaço de visibilidade à comunidade e reunir cultura pop, lazer, gastronomia, entretenimento e as belezas da cidade, em apenas um roteiro.

Este ano, a programação inclui visita às Cataratas, ao Wonder Park Show, Compras no Paraguai e uma festa no Marco das Três Fronteiras, com open bar, DJs convidados, performances de drag queens, cenografia especial e espaços instagramáveis.

Para Alessandro Neumann, idealizador do Love Iguassu, a participação na 4ª edição da LGBT+ Turismo Expo foi uma oportunidade para divulgar o produto turístico e representar a cidade no nicho. “Essa foi minha primeira vez no evento, e confesso que não tinha noção da importância dele para o setor. Estar aqui, ao lado da Secretaria de Turismo, apresentando e promovendo o Love Iguassu para agências de viagens de todo o Brasil e também para operadoras internacionais foi uma oportunidade incrível. A rodada de negócios foi fundamental, e o pacote Love Iguassu já está sendo inserido nas prateleiras de grandes operadoras aqui de São Paulo”, comenta Neumann.

Este ano, o Love Iguassu também apoiará o Centro de Nutrição Infantil (CNNI) de Foz, que atende cerca de 400 crianças e adolescentes com distúrbios nutricionais e alimentares.

Rolar para cima