O destino iguaçuense aproveita a feira para alinhar estratégias comerciais com o mercado europeu a partir desta quarta-feira (21)
A partir desta quarta-feira, 21 de janeiro, Foz do Iguaçu marca presença na FITUR (Feira Internacional de Turismo), em Madrid, em uma ação para a consolidação dos negócios do destino no mercado europeu. O evento, que segue até o dia 25 de janeiro, abre o calendário global de feiras de turismo e transforma a capital espanhola no centro do mercado turístico, com a previsão de reunir mais de 9.500 expositores de 156 países e atrair um público superior a 250 mil pessoas, entre profissionais e público final.
Sediada na cidade que também abriga a Organização Mundial de Turismo (OMT), a feira confirma sua relevância global. A expectativa é repetir ou superar o sucesso da edição anterior, que gerou um impacto econômico histórico para a cidade de Madrid.
O Brasil marca presença robusta no evento com um estande no Pavilhão América. O espaço conta com 29 postos de trabalho que abrigam destinos, operadoras de turismo receptivo, companhias aéreas e meios de hospedagem, incluindo Foz do Iguaçu, servindo como base para a promoção internacional do país e capacitação de agentes.
Paralelamente à agenda nacional, o Estado do Paraná manterá um estande próprio através do Viaje Paraná. O espaço funcionará como uma vitrine institucional para os atrativos gerais do estado e promoção de experiências gastronômicas. Enquanto o estado focará na promoção ampla, a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu executará uma agenda própria e direcionada, focada especificamente nas demandas do município e no fechamento de lacunas de informação com o trade turístico internacional. O Viaje Paraná ainda organizou o evento “Esto és Paraná”, um encontro com agentes e operadores em Madrid no dia 19 para apresentar os atrativos do Estado do Paraná, com destaque para Foz do Iguaçu.
A atuação da Secretaria Municipal de Turismo será visando atualizar os compradores internacionais sobre a realidade operacional do destino. As reuniões agendadas com DMCs (Destination Management Companies) e grandes operadoras focarão em sanar dúvidas práticas que impactam diretamente na venda de pacotes.
“A participação na FITUR é fundamental para garantir que Foz do Iguaçu permaneça competitiva no cenário internacional. O contato direto com os operadores europeus nos permite alinhar estratégias e assegurar que nosso destino continue sendo uma prioridade nas prateleiras de vendas da Europa, aproveitando este momento de grande movimentação do setor”, projeta o Secretário Municipal de Turismo, Jin Bruno Petrycoski, sobre a missão em Madrid.
A aposta contínua no mercado espanhol é justificada pela sua expressiva participação no fluxo turístico do destino. Dados de visitação do Parque Nacional do Iguaçu referentes ao ano de 2025 apontam a Espanha como o sexto maior mercado emissor de turistas estrangeiros para Foz do Iguaçu. A presença robusta de espanhóis reforça a necessidade de manutenção constante da promoção e do relacionamento comercial neste país, garantindo que o destino se mantenha em evidência frente aos concorrentes globais durante o evento.







