Lotada no Catuaí Palladium, iniciativa celebra a história e o legado da seda chinesa, integrando arte, cultura e diplomacia
A prefeitura de Foz do Iguaçu em conjunto com o China National Silk Museum, inaugurou neste sábado (25) a exposição de arte “Esplendores da Seda”, no Shopping Catuaí Palladium. A partir do domingo (26) até março de 2026, a exposição fica disponível para visitação. O acesso é gratuito.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura e para o corte da faixa: o secretário interino de Turismo, Leandro Vandré Heineck; o diretor de Relações Internacionais, Petterson Gherlandi; o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites; o vice-diretor do China National Silk Museum, Zhang Chengming; o vice-diretor geral do departamento de Publicidade da Província de Zhejiang, Lai Yingjie; o vice diretor do grupo de TV da província de Zhejiang, Guo Qing, o embaixador voluntário para Assuntos Asiáticos em Foz do Iguaçu, Sinky Chan e a artista Maria Cheng.
O evento é resultado da parceria entre o China National Silk Museum e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e da Diretoria de Relações Internacionais, com apoio do Viaje Paraná, Visit Iguassu, Polo Iguassu, Marco das Três Fronteiras, Shopping Catuaí Palladium e Sanepar, Belmond Hotel das Cataratas e Urbia Cataratas.

A Relevância
Para o secretário interino de Turismo, Leandro Vandré Heineck, a exposição é mais um símbolo da relação de parceria entre Foz do Iguaçu com a China, que vem se desenvolvendo ao longo dos anos. “A mostra de arte é uma entrega não só no âmbito institucional, mas também para a comunidade, já que ela fica agora disponível para moradores e visitantes. E com isso, nós queremos que os laços passem a não ser mais só governamentais, mas também que envolvam os iguaçuenses e os turistas, de um modo geral”, expressa o secretário interino.
O diretor de Relações Internacionais, Petterson Gherlandi explica que antigamente as relações internacionais aconteciam apenas entre Estados-nação, mas iniciativas como essa possibilitam também que as cidades divulguem suas demandas de modo cultural.
“Essa exposição, além dos resultados que traz para o turismo e para o fortalecimento de Foz do Iguaçu como destino, representa uma oportunidade de troca. Mais do que um evento simbólico, é uma ação que contribui efetivamente para o desenvolvimento local. Agora, esse espaço aqui no shopping passa a ser mais um ponto de cultura na cidade”, afirma o diretor.
O vice-diretor do China National Silk Museum, Zhang Chengming, também comenta a relação de parceria. “Foz do Iguaçu faz parte da Aliança Internacional de Turismo das Cidades da Rota da Seda, o que reforça sua posição como uma cidade conectada ao intercâmbio cultural e turístico global. Ao visitar esta exposição, o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história da seda chinesa e compreender o papel da Rota da Seda como ponte entre culturas, povos e tradições”, diz o vice-diretor.
A cerimônia
A cerimônia contou ainda com a assinatura do memorando de continuidade do evento, para até março de 2026, proferidas pelo diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites e pelo vice-diretor do China National Silk Museum, Zhang Chengming.
Além de uma troca de presentes entre o secretário interino de Turismo, Leandro Vandré Heineck, e o vice-diretor geral do departamento de Publicidade da Província de Zhejiang, Lai Yingjie.
Exposição “Esplendores da Seda”
A Mostra “Esplendores da Seda” é um projeto itinerante do museu chinês, que já passou pela França em 2024, e chega ao Brasil em 2025, com edições em São Paulo e Foz do Iguaçu.
Com caráter educativo e artístico, a exposição busca mostrar a trajetória das antigas dinastias chinesas e a importância histórica da Rota da Seda, no desenvolvimento das trocas comerciais, artísticas e culturais entre o Oriente e Ocidente.

Na mostra, é possível encontrar peças originais e réplicas históricas de artefatos em seda; painéis ilustrativos sobre o processo de produção da seda; documentos e registros históricos e elementos interativos e educativos, que visam aproximar o público do legado sino-brasileiro.
A Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu disponibiliza ainda uma equipe do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que ficará lotada no Shopping Catuaí, junto à Exposição, para fornecer informações, apoio turístico e hospitalidade nas experiências de turistas nacionais e internacionais que visitarem à mostra.







