Embratur vai adotar case de Foz do Iguaçu em todo o turismo brasileiro

Comitiva do Destino Iguaçu esteve em Brasília esta semana para pleitear mais apoio do governo federal em pautas como divulgação internacional e conectividade aérea

A Agência Brasileira de Turismo (Embratur) e o Ministério do Turismo estudam adotar o modelo de gestão do turismo de Foz do Iguaçu para todo o segmento espalhado pelo país. A informação foi confirmada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, após receber o prefeito Chico Brasileiro e representantes da Itaipu Binacional e do trade turístico do município na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. 

As pautas encaminhadas incluíram a promoção e divulgação do destino em nível nacional e internacional, redução dos valores das tarifas aéreas, entre outras.

“Acabei agora uma reunião com todo trade de Foz do Iguaçu, um dos principais destinos turísticos brasileiros, o segundo maior destino procurado pelo mundo para vir para cá (Brasil)”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Ele lembrou que, este ano, 48% dos turistas que foram às Cataratas do Iguaçu eram estrangeiros. Freixo adiantou que visitará o Festival das Cataratas no final de maio e que a parceria da equipe técnica da Agência com Foz, será permanente “no que diz respeito à qualidade de informação, produção de informação de inteligência no turismo e também de turismo com sustentabilidade”.

O presidente da Embratur destacou o trabalho que vem sendo realizado na região para fomentar o setor de turismo. “A experiência de Foz do Iguaçu, como destino turístico, pode servir de modelo para o país, um trabalho muito organizado e que vem gerando muitos empregos e renda, proporcionando desenvolvimento de forma sustentável. E a Embratur pode, sim, atuar na promoção desses destinos para atrair cada vez mais turistas de outros países, além de gerar dados qualificados pela nossa equipe”, destacou Marcelo Freixo.

“Temos uma articulação com todos os atores do segmento. A nossa relação é de somar forças”, adiantou o prefeito Chico Brasileiro, que liderou a comitiva ao lado do secretário estadual de Turismo, Marcio Nunes, e do secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana. “A gente se sentia muito só na gestão passada. Hoje estamos aqui para dizer que precisamos da Embratur para promover os nossos destinos para o mundo, e mostrar o potencial das nossas atrações turísticas”.

Além da agenda com a ministra Daniela Carneiro e o presidente Freixo, foram realizadas também  reuniões na Embratur com os respectivos diretores e equipes técnicas tratando os mesmos assuntos com maior detalhamento. “Fazendo assim com que o processo operacional da discussão política que tivemos tivesse sequência e encaminhamentos, cada uma nos seus respectivos departamentos. A mesma coisa no Ministério do Turismo”, informou André Alliana.

Nas reuniões, todos os gestores e operadores da Embratur e do MTur foram convidados para visitar Foz do Iguaçu. “Vários deles virão ao Festival das Cataratas (no final de maio) e daremos toda uma atenção e apresentaremos ‘in loco’ nosso município e atrativos”, completou o secretário de Turismo.

Pleitos

Nas reuniões técnicas em Brasília, a comitiva iguaçuense apresentou uma série de pautas que incluem a divulgação internacional para posicionar Foz do Iguaçu nas campanhas de promoção internacional. Foz é o segundo destino turístico brasileiro com maior número de estrangeiros e esteve fora das últimas promoções, ressaltaram.

O grupo também pautou projeto para inserir o município no programa de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), como experimento para as políticas nacionais na área, aproveitando sua relevância, estrutura consolidada e por seu ecossistema de inovação em pleno desenvolvimento e com forte impulso de Itaipu Binacional, entidade Federal, por meio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). 

O plano inclui também o aproveitamento da federal de Foz do Iguaçu, que está numa fronteira com dois países e possui diversos locais e terrenos de propriedade e responsabilidade da União. “Neste sentido, o apoio do Ministério é fundamental para o levantamento conjunto destas áreas e a construção emergencial de um plano de ocupação, que possa caminhar de forma integrada ao plano diretor da cidade e suas demandas de recepção de investimento externo”, disse Alliana. 

Região transfronteiriça

O Destino Iguaçu contempla, além de Foz do Iguaçu, as cidades de fronteira que são Puerto Iguazu (Argentina), Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco (Paraguai). A movimentação turística entre estes três países é intrínseca à sua atratividade, por este motivo são diversos os impactos além do setor do turismo, como, por exemplo, fiscalização, imigração, vigilância e saúde. 

Embasado no histórico de problemas já enfrentados, seria primordial a discussão liderada pelo MTur, de uma comissão que possa congregar outros ministérios e instituições federais, no sentido de resguardar a capacidade de operação turística na região, bem como seu fortalecimento com manutenção e geração de emprego, renda e divisas. 

Entre as propostas apresentadas também está a criação de um fórum, de caráter consultivo ao MTur, com os principais destinos brasileiros para discussão de políticas públicas e fortalecimento do turismo no cenário nacional e o apoio a manutenção da isenção de vistos. Com um grande número de estrangeiros, Foz do Iguaçu se destaca no cenário internacional e, dentre as medidas recentemente adotadas, a isenção de vistos para turistas da Austrália, Canadá, EUA e Japão, tem surtido efeitos satisfatórios e é uma importante estratégia para a retomada do turismo pós-pandemia. 

“Considerando os públicos possíveis e o fortalecimento na captação do turismo internacional, sugerimos ainda o estudo de isenção para outros países, como a China”, reforçaram as lideranças. Sobre a conectividade aérea, as autoridades ressaltaram nas reuniões em Brasília que este segmento é fundamental para o desenvolvimento da atividade turística. “Neste sentido, a cidade reforça e se disponibiliza a auxiliar o MTur em estratégias que auxiliem na redução de custos ao consumidor final”, concluíram.

Participações

A organização do encontro com Marcelo Freixo contou com o apoio do deputado federal Zeca Dirceu e a agenda com a ministra Daniela Carneiro foi orquestrada pelo secretário André Alliana. Além de Chico Brasileiro e Márcio Nunes, integraram a comitiva iguaçuense o gerente-geral do Complexo Turístico de Itaipu e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Yuri Benites; a assessora da Itaipu Binacional, Aline Teigão; o presidente Visit Iguassu, Felipe Santiago Gonzalez; o diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística do estado do Paraná,  Marcelo Martini; o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali; e a diretora de Promoção, Marketing e Eventos, Andressa Szekut; entre outras autoridades no tema no estado.

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