Dia Nacional do Turismo: dados revelam crescimento no setor em Foz do Iguaçu

Com aumento contínuo no segmento, Secretaria de Turismo comemora resultados positivos e reforça ações na cidade

Nesta quinta-feira (8), Foz do Iguaçu celebra o Dia Nacional do Turismo com novos dados e insights sobre o crescimento do setor na cidade. Segundo um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), os números vêm aumentando nos segmentos de hospedagem, atrativos e visitação.

A data foi criada oficialmente pela Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012. Porém, a  escolha do dia 8 de maio remete a solicitação do governo do estado do Paraná de desapropriação das áreas nos arredores das Cataratas do Iguaçu, em 1916. O objetivo, na época, era criar uma espaço de acesso público ao turismo.

Anos depois, as Cataratas do Iguaçu e todo o turismo iguaçuense continuam a crescer. Conforme estudo da SMTU, com base nos dados de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, durante o primeiro trimestre de 2024,  508.173 pessoas passaram pelo Parque. Já em 2025, esse número aumentou para 536.653, resultando em mais de 28 mil visitantes de um ano para o outro.

A Secretaria também constatou que em janeiro de 2024, a taxa de ocupação de hotéis e pousadas girava em torno de 77,13%. Já em janeiro deste ano, o número subiu para 81%. O aumento também aconteceu nos meses seguintes do primeiro trimestre de 2025. Enquanto fevereiro do ano anterior registrou 63,13%, a taxa deste ano do mesmo mês ficou em 66%. E em relação a março, o dado foi de 65,7%, em 2024, para 68,4%, neste ano.

Durante o primeiro trimestre de 2025, o número de viajantes chegando a Foz do Iguaçu ,

também cresceu em 14,21%. Em 2024, os meses de janeiro, fevereiro e março somavam 238.133 visitantes. Dessa vez, em 2025, a cidade recebeu 33.842 turistas a mais que a quantidade anterior. O mesmo acontece com dados referentes a quem chega de avião. De 2024 para 2025, nos três primeiros meses do ano, ocorreu um aumento de mais de 41.784  viajantes.

Dia Nacional do Turismo

Impacto e Ações Estratégicas

O secretário de Turismo Jin Petrycoski, comemora o resultado e afirma ser resultado de um esforço contínuo das equipes da SMTU. “Os números mostram um aumento significativo no número de visitantes, na taxa de ocupação dos hotéis e na satisfação dos turistas, o que reflete o trabalho estratégico da nossa Secretaria. Foz do Iguaçu continua se destacando no cenário nacional e internacional, e vamos seguir investindo no desenvolvimento do turismo para garantir mais sucesso e mais oportunidades para nossa cidade”, afirma o secretário. 

Ele também reforça o papel da Secretaria no desenvolvimento de ações estratégicas e na atração de novos turistas à cidade. “Com a participação em mais de 10 feiras nacionais e internacionais do segmento, até o momento, a equipe técnica do setor promove o destino e capacita agentes e operadores de viagem sobre a cidade, além de desenvolver um marketing digital nas redes sociais, captação de novos eventos e pesquisas de estudos turísticos”, finaliza Jin.

Devido a esse trabalho, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo  (IATA), Foz do Iguaçu ficou em 5º lugar na lista de destinos mais procurados para o Carnaval. Com um crescimento de 21% em relação a 2024 e sendo o único paranaense na lista. 

O que também pôde ser comprovado pela Pesquisa de Ocupação Turística da Secretaria de Turismo, que registrou no feriado uma ocupação maior, com 86,86%. 

Outro marco de crescimento foi também o feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes, que em 2024 marcava uma ocupação de 81,75% e em 2025 subiu para 92,96%.

Plataforma de Dados

Recentemente, a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu também lançou no site oficial da entidade, a Pesquisa de Caracterização da Demanda Turística, realizada entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, em parceria com o Itaipu Parquetec e com recursos do Fundo Iguaçu.

O estudo constatou que a permanência média dos turistas em Foz é de 4,27 noites, com 87% pernoitando na cidade. A maioria dos visitantes, 62%, hospeda-se em hotéis. A renda média individual dos visitantes ultrapassa os R$ 8 mil mensais, e o gasto médio por pessoa durante a estadia ficou em R$ 3.336,65. Além de que 92,6% dos entrevistados deram nota máxima (5) à experiência vivida na cidade. 

O link para vizualização de mais dados pode ser acessado aqui: https://www.destino.foz.br/observatorio/pesquisa-de-demanda-2024-2025/

Rolar para cima
×

Atendimento via WhatsApp

× Como posso te ajudar?