Foz do Iguaçu inicia Consulta Pública para a Rota Turística Caminhos do Peabiru

Consulta Pública Caminhos do Peabiru

População pode contribuir com sugestões para o traçado da trilha, até 30 de outubro

Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), lança a Consulta Pública sobre a Rota Turística Caminhos do Peabiru. A iniciativa visa coletar sugestões da sociedade civil a respeito da proposta de traçado da trilha pensada para o território municipal. A consulta fica aberta até o dia 30/10 e é realizada por meio de um questionário online, que pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/fnP3TEa9rhrSuLJL7. O tempo de preenchimento é entre 5 a 10 minutos.

Desde março de 2025, Foz do Iguaçu integrou ao Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru, do Estado do Paraná, previsto no Decreto nº 8.025. O projeto, como um todo, tem como objetivo fortalecer corredores ecológicos, conectar municípios paranaenses de Leste a Oeste e fomentar a economia e o turismo regional, a partir da rota ancestral do Peabiru. No total, 97 municípios compõem a iniciativa.

Agora, em fase de Consulta Pública, a etapa busca ouvir as sugestões da comunidade a respeito das propostas de traçado de cada município. Para o secretário de Turismo, Jin Petrycoski, essa é uma oportunidade para a população contribuir ativamente. “ A participação é fundamental para fortalecer a transparência, a cidadania ativa e o diálogo entre a administração pública e a sociedade. Nosso foco é sempre construir políticas de cultura e turismo que promovam o desenvolvimento econômico sustentável na cidade”, explica o secretário.

O trajeto proposto para o Caminho do Peabiru em Foz do Iguaçu, busca conectar o perímetro urbano à zona de transição ambiental e rural do município, combinando pontos turísticos, naturais, históricos e de ecoturismo de Foz do Iguaçu.  O mapa completo pensado pela rota pode ser visto aqui.

A coordenadora do GT e servidora da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Vivian Costa Brito, também reforça a relevância da atuação. “A consulta pública é essencial para garantir que essa rota seja construída de forma participativa, valorizando o olhar e o conhecimento de quem vive aqui”, destaca.

O Projeto Caminhos do Peabiru

A Rota Turística Caminhos do Peabiru é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Secretaria de Planejamento e com o apoio da Paraná Projetos. A ação busca reconstruir, de forma simbólica, o antigo caminho indígena. 

Historicamente, o Peabiru foi uma rota ancestral de 3 mil quilômetros de extensão, muito utilizada pelos povos indígenas Guarani, Kaingang e Xetá, por ligar os Oceanos Atlântico e Pacífico. Mas, devido ao desenvolvimento urbano, muitos dos vestígios que os povos originários usavam para marcar as rotas se perderam. Por isso, o Programa não tem a pretensão de seguir à risca o mesmo trajeto, já que existem, hoje, fragmentos que o consideram um patrimônio imaterial.

Em relação à Foz, a cidade será enquadrada como um dos “Municípios de Origem” que marcarão o início ou término da travessia.

 O informativo completo da Consulta Pública pode ser acessado em: https://drive.google.com/file/d/1BIJ5apdmhTkrgTeRsZNnnF9C-GTxSYQD/view

Mais infomações em: https://www.destino.foz.br/consulta-publica-da-rota-turistica-caminhos-do-peabiru-em-foz-do-iguacu/

Em caso de dúvidas, entrar em contato com (45) 2105-810 08 e/ou [email protected].

Rolar para cima