Cataratas do Iguaçu registra vazão de 9 milhões de litros d’água por segundo

Cataratas do Iguaçu 9 milhoes

Créditos: Nilmar Fernando

O volume é 6 vezes maior que a média

Nesta quinta-feira, 13 de julho, às 11 horas, os visitantes puderam visualizar as Cataratas do Iguaçu com a vazão de 9 milhões de litros d’água por segundo. A vazão regular é de 1 milhão e 500 mil litros d’água. O volume registrado é equivalente a 6 vezes a vazão normal no Rio Iguaçu.

Recordes de vazão

A maior vazão registrada após 1997, ano em que o monitoramento passou a ser realizado pela COPEL foi registrada em 2014 com mais de 47 milhões de litros de água por segundo, já em 2022 foi registrada a segunda maior vazão com 13,7 milhões de litros por segundo.
A menor vazão registrada foi registrada em 1978 com 114 mil litros por segundo, na época o monitoramento era feito por outros órgãos.

Visitação

Com mais de 275 quedas d’água, as Cataratas do Iguaçu formam um espetáculo impressionante da natureza. A majestosa Garganta do Diabo é a maior e mais famosa das quedas, com cerca de 80 metros de altura. A força das águas caindo verticalmente cria uma névoa que envolve a paisagem, proporcionando um espetáculo visual incrível.

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, no Oeste do Paraná, fronteira com a Argentina, está atendendo normalmente com todos os serviços turísticos, em horário ampliado das 8 às 16 horas até 23 de julho.

Fonte: Assessoria Urbia Cataratas

Rolar para cima
×

Atendimento via WhatsApp

× Como posso te ajudar?