Com 23 eventos de promoção, capacitação é uma das estratégias de marketing da SMTU
Durante o primeiro semestre de 2025, a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU) promoveu a capacitação de 2.790 profissionais do setor turístico, incluindo agentes de viagens, operadores e técnicos especializados, por meio de 23 eventos de promoção. A iniciativa integra a estratégia de marketing da Secretaria, que busca atualizar o mercado sobre as novidades e potencialidades do turismo iguaçuense, fortalecendo a presença da cidade nos principais mercados nacionais e internacionais.
Para o secretário de Turismo, Jin Petrycoski, investir na capacitação é fundamental. “Ao levarmos conhecimento e experiências atualizadas, estamos garantindo que nossos parceiros estejam preparados para oferecer aos turistas um atendimento de alto nível e conhecerem todas as oportunidades que nossa cidade oferece”, explica o secretário.
A diretora de Promoção, Marketing Digital e Eventos do Turismo, Jakline Broco, também comenta que a estratégia é uma ferramenta essencial dentro do marketing turístico. “Contamos com uma equipe dedicada para planejar e realizar esses treinamentos, garantindo que cada profissional do setor receba informações atualizadas sobre Foz do Iguaçu. As capacitações proporcionam um contato direto entre a Secretaria e o trade, o que permite que eles conheçam melhor nossa cidade e, consequentemente, possam transmitir essas experiências de forma mais completa e atraente ao público final”, afirma a diretora.
E continua. “Essas ações se somam ao nosso investimento em comunicação, redes sociais e outras iniciativas de promoção, criando uma estratégia integrada, para aumentar cada vez mais o número de visitantes em Foz do Iguaçu”, finaliza.
Os números
No primeiros seis meses do ano, foram impactados 150 profissionais da Operadora Abreu; 64 da Operadora Europlus, em parceria com a MMC Turismo; 400 na Convenção de Vendas Rextur Advance e Visual Turismo; 400 no Workshop Masterop Travel em Maceió, 26 agentes da Agência 4 Way de São Paulo, também em parceria com a MMC Turismo; 75 na Feira Minas Travel Market; 350 na Convenção BWT Operadora; 80 da Newit no Rio de Janeiro e 450 no Evento 360º Cativa.
Bem como, 270 nos Workshops Foz do Iguaçu Destino do Mundo, em parceria com o Visit Iguassu, nas cidades de Córdoba, Rosário e Buenos Aires, na Argentina; e 200 nos Workshops Vale Tudo em Foz, também em conjunto com o Visit, em Fortaleza e Natal; e 50 no ENTUR Summit. Além de 275 profissionais em rodadas de negócio em Speed Meetings em São Paulo.
Para mais, no período, a Secretaria também apoiou 35 eventos.
Visitação
Conforme dados do Parque Nacional do Iguaçu, em janeiro de 2025, Foz do Iguaçu recebeu mais de 234 mil visitantes, essa foi a maior quantidade mensal até agora. O dado também aponta um crescimento de 9% em relação ao mesmo mês em 2024.
Já em abril e maio, com 160.697 e 136.890 turistas respectivamente, o aumento foi de 38,2% e 23,6%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que denota um crescimento grande mesmo na época considerada como de baixa temporada.
Julho, por sua vez, devido às férias escolares, foi a segunda maior visitação do ano, com 219.216 pessoas, atrás apenas de janeiro. No 7º mês do ano, a taxa foi 7,43% maior do que em julho de 2024.