Apresentação da Esquadrilha da Fumaça nas Cataratas do Iguaçu marca o aniversário de 150 anos de Santos Dumont

O Show fez parte do Circuito Santos Dumont 150 Anos em homenagem ao pai da aviação

Foram celebrados no Parque Nacional do Iguaçu nesta quinta-feira (03), os 150 anos de Santos Dumont, patrono da unidade de conservação e “Pai da Aviação”. Para celebrar o feito do brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a concessionária Urbia Cataratas e o ICMBio realizaram duas importantes atividades comemorativas, com a presença de autoridades, comunidade e turistas.

A celebração teve início com uma homenagem na Praça Santos Dumont, ao lado das Cataratas, com a presença de diversas autoridades. No local foi instalada uma placa comemorativa para comunicar a importância deste ilustre brasileiro para o Parque Nacional, para a ciência e para a aviação.

Logo após a cerimônia foi iniciada a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que deixou o céu, que já estava lindo, ainda mais exuberante. Com duração de aproximadamente 30 minutos os habilidosos pilotos executaram várias manobras sobre o cânion das Cataratas

O comandante da aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância da homenagem para a Força Aérea Brasileira e para o Parque Nacional do Iguaçu. “Dos mais de 300 eventos que a aeronáutica se comprometeu a fazer este ano, este sem dúvida é o mais ímpar, mais singular. É só olhar a importância desse homem, que tornou esse lugar um bem público. A história de Santos Dumont mostra a sua generosidade, sua fraternidade. Muito orgulho em estar aqui presente.”

Sobre a Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça possui mais de 70 anos de história e mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior. Diante do reconhecimento nacional e internacional, o EDA concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passou.

Rolar para cima
×

Atendimento via WhatsApp

× Como posso te ajudar?