Fotos retratam peças do desfile realizado no Marco das Três Fronteiras, em outubro de 2025
Durante o desfile “Esplendores da Seda” realizado em Foz do Iguaçu no dia 25 de outubro, foram expostas 50 criações de nomes da moda chinesa, incluindo trabalhos das equipes da professora Li Wei, da Faculdade de Belas Artes da Universidade Tsinghua, e da professora Xiaofen Ji, diretora do Museu de Seda da China. A passarela também destacou três peças exclusivas da estilista iguaçuense Juliana Montemezzo, que trouxe referências à fauna, à flora e aos elementos naturais da região, com inspirações nas águas, nas onças e nos ipês.
Agora em novembro, a Secretaria de Turismo e a Diretoria de Relações Internacionais de Foz disponibilizam para visualização pública o editorial fotográfico das peças confeccionadas, no site de promoção turistica oficial do destino: https://www.destino.foz.br/esplendores-da-seda/.
Para o Secretário de Turismo, Jin Petrycoski, a atividade destaca Foz do Iguaçu no cenário internacional. “Em 2024, Foz recebeu mais de 16 mil turistas chineses, um crescimento de 156% em relação ao ano anterior. Esse resultado está diretamente ligado com o fortalecimento das relações bilaterais e das campanhas digitais, para ampliar a presença do destino nas plataformas chinesas. Iniciativas como o Esplendores da Seda contribuem com essas relações diplomáticas não só entre instituições, mas entre designers, turistas e pesquisadores, fortalecendo a circulação de conhecimento e a capacidade de Foz em promover ações que dialogam com a China”, explica o secretário.
O editorial de fotos integra ainda a Silk Road Week, iniciativa global que promove intercâmbios culturais inspirados na antiga Rota da Seda. Pela primeira vez, o encerramento da programação foi realizado na América do Sul, tendo o Brasil como anfitrião. É válido lembrar também que Foz é a primeira cidade das Américas e única do Brasil a integrar a Aliança das Cidades Turísticas da Rota da Seda.
Além do desfile, a cidade recebeu a Exposição de Arte “Esplendores da Seda”, inaugurada em 26 de outubro no Shopping Catuaí Palladium. A mostra exibe peças originais e réplicas históricas de artefatos em seda, painéis sobre o processo de produção do material, documentos e registros históricos, além de elementos educativos e interativos que aproximam os visitantes do legado sino-brasileiro. A entrada é gratuita e permanece aberta ao público até março de 2026.
Para solicitar as imagens em alta resolução do editorial de fotos do “Esplendores da Seda”, os interessados podem entrar em contato com [email protected].
Realização: Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; Escritório de Informação do Governo Popular da Província de Zhejiang; Departamento Provincial de Cultura, Rádio, Televisão e Turismo de Zhejiang
Organização: Museu Nacional da Seda da China; Instituto Polo Internacional Iguassu
Patrocínio: Viaje Paraná
Apoio Institucional: Visit Iguassu; Embratur
Apoio: Marco das Três Fronteiras; Urbia Cataratas; UDC Faculdades; Shopping Catuaí Palladium; Belmond Hotel das Cataratas; Sanepar






