Festival de Grafite produz murais no Jardim Ipê, em Foz do Iguaçu

Evento “Beco dos Sonhos” une turismo e arte urbana na produção de 12 grafites para um museu a céu aberto

Foz do Iguaçu recebe entre os dias 21 e 24 de agosto, o Festival de Grafite “Beco dos Sonhos”. O evento, organizado pela artista urbana Mavi Gualtieri, conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU), da Fundação Cultural, MTM Crew, Itaipu Binacional, Magia das Tintas, Loumar Turismo, Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu, Receita Federal, IPlace, Sudacas, Zeppelin, Adere, Concept e Construtora Tarobá.

Durante os dias do festival, cerca de 40 artistas, iguaçuenses, vindos de outras cidades do Brasil e de países como Paraguai, Argentina e Colômbia, devem produzir aproximadamente 12 murais em uma Praça do Jardim Ipê. O espaço é conhecido como Beco dos Sonhos e está localizado entre as Ruas Travessa Cascavel e Missal.

Com uma temática inspirada na preservação da Mata Atlântica, a proposta é usar da expressão artística como instrumento de conscientização ambiental. O que para secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, é o diferencial do festival. “O Beco dos Sonhos é um exemplo de como a arte e o turismo podem andar de mãos dadas. O projeto leva para os nossos moradores e turistas não apenas murais bonitos, mas uma mensagem importante sobre a nossa responsabilidade com a Mata Atlântica. É um evento que embeleza a cidade e educa, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirma o secretário.

Para a organizadora do evento, a artista urbana, Mavi Gualtieri, a iniciativa busca transformar o espaço social e se relacionar com a comunidade por meio da arte. “Queremos dar acesso à população a uma espécie de museu e de galeria a céu aberto, que todo mundo possa conhecer, além de criar um novo ponto turístico público na cidade, explica Gualtieri.

Programação

A programação começou na quinta-feira (21), os artistas convidados visitam pontos de preservação da Mata Atlântica na região, como o Refúgio Biológico, o Parque das Aves e as Cataratas do Iguaçu. A imersão na natureza tem como objetivo inspirar a criação dos murais.

Já nos dias 22 a 24, ocorrem os processos de produção dos grafites, nas ruas do Jardim Ipê, especialmente na praça entre a Travessa Cascavel e a Rua Missal. As atividade de criação são acompanhadas por uma programação cultural, que inclui apresentações musicais e uma roda de conversa sobre “Expressão e Resistência: O Graffiti na Cultura”.

No sábado (23), às 15h, a comunidade local tem a oportunidade de participar de uma oficina gratuita de grafite, aberta a todas as idades, reforçando o caráter educativo e inclusivo do evento. Para participar basta se dirigir à praça do evento, no Jardim Ipê, no horário indicado.

Mais detalhes a respeito da programação podem ser conferidos na página do Instagram @beco.dos.sonhos.

Rolar para cima