Foz do Iguaçu em evidência na TV brasileira: Caldeirão do Mion, remake de Vale Tudo e MasterChef 

Foz do Iguaçu TV

Foto: Globo/Divulgação

Veja como a pauta Foz do Iguaçu passou a aparecer cada vez mais nas telinhas pelo Brasil

Foz do Iguaçu vem conquistando amplo espaço na mídia nacional. Recentemente, a cidade foi escolhida como cenário para as gravações do “Caldeirão de Inverno com Mion”, dos primeiros capítulos do remake da novela “Vale Tudo”, ambos da TV Globo, e ainda ganhou visibilidade com a presença de uma representante local no MasterChef Brasil, exibido pela Band.

Segundo o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, esse destaque midiático pode trazer um ganho imensurável para o destino.“Estar presente na televisão brasileira por meio de produções de grande alcance é um reconhecimento do potencial de Foz. Cada aparição nacional contribui diretamente para fortalecer nossa imagem turística, gerar curiosidade no público e atrair mais visitantes”, afirma o secretário.

A diretora de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Turismo, Jakline Broco, também reforça o impacto.“Essas ações midiáticas ampliam o alcance da marca Foz do Iguaçu e nos posicionam como um destino competitivo e multifacetado. É um resultado que só foi possível graças ao trabalho conjunto entre instituições e parceiros locais”, explica.

Para o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, a campanha ampliada na TV e nas mídias digitais é fundamental para consolidar os esforços conjuntos na promoção da cidade. “A gravação da novela em Foz trouxe muita visibilidade ao Destino, então aproveitamos esse gancho e continuamos com o trabalho de levar as atratividades locais para perto de todo mundo, despertando assim o interesse de que mais pessoas queiram vir à Foz do Iguaçu ou voltar para vivenciar novas experiências”, relata o presidente.

Caldeirão com Mion

No primeiro semestre de 2025, Foz do Iguaçu foi escolhida como destino para as gravações do especial de inverno do programa Caldeirão com Mion, da TV Globo. Com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, do Visit Iguassu e recursos do Fundo Iguaçu, a ação envolveu cerca de 100 pessoas entre elenco, equipe técnica e convidados. 

A produção do Programa esteve em Foz entre o final de maio e início de junho, para realizar a montagem do palco e das estruturas adicionais no Heliponto das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu. No período, também foram feitas gravações no Belmond Hotel das Cataratas e externas em atrativos turísticos como as Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras e entre outros. 

No total, foram produzidos quatro programas. O primeiro deles já estreia neste sábado (19/07), com a participação especial de nomes como Roupa Nova, Kenya Sade, Giovana Cordeiro, Gil do Vigor e Sarah Andrade. Os demais tem exibição marcada para os dias 19/07, 26/07, 02/08 e 09/08.

Conforme dados do Visit Iguassu, até agora, entre as inserções do fim de semana passado (Estúdio C + Chamada Caldeirão), somam-se R$ 564.804,00. Mas, a expectativa é de R$ 52,9 milhões por programa, ou seja, um impacto de R$ 211,6 milhões em mídia com as quatro produções.

Foz também é cenário de “Vale Tudo”

No final de 2024, Foz do Iguaçu também foi palco das primeiras gravações do remake da novela “Vale Tudo”, clássico de 1988 que retornou em nova versão pela TV Globo. A cidade foi escolhida como cenário estratégico para os capítulos iniciais e recebeu um elenco estrelado com nomes como Taís Araújo, Bella Campos, Cauã Reymond, Antonio Pitanga, Alice Wegmann e Lucas Leto.

Foz do Iguaçu TV
Fotos: Globo/ Fábio Rocha
Foz do Iguaçu TV

Com apoio técnico e logístico do Visit Iguassu, por meio da Gestão Integrada do Turismo, as gravações ocorreram entre 18 de novembro e 8 de dezembro, em locações da cidade como o Parque Nacional do Iguaçu, a Ponte da Amizade, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras, mobilizando em média 130 pessoas por dia, entre equipe e figurantes locais.

A parceria também resultou em uma gravação para o Fantástico sobre os bastidores da novela em Foz do Iguaçu e uma visita turística à Itaipu Binacional. Além de registros e propagandas no Estúdio C, Globo Play, Rede Globo Online, G1 e etc. 

Segundo o Visit Iguassu, apenas o primeiro trailer oficial, exibido em rede nacional no dia 24 de fevereiro de 2025, gerou cerca de R$14 milhões em mídia espontânea ao destino. Já em relação ao primeiro capítulo da novela, onde a cidade de Foz do Iguaçu aparece por 41 minutos e 40 segundos, considerando que a estreia alcançou 24,3 pontos no Ibope, ou seja, 17.425.238 telespectadores e/ou 6.514.417 domicílios conectados, são R$ 81,9 milhões de reais de retorno de mídia. 

Além de que, a cada capítulo, a abertura e o encerramento da novela mostram por meio segundo as Cataratas do Iguaçu. Esses momentos juntos tem um valor estimado de R$32.750,00 em retorno, por episódio.

Símbolo da Fronteira, no MasterChef Brasil

Somado às conquistas televisivas, a engenheira Teresa Yi Jun Cai, de 29 anos, também conseguiu uma vaga, por mérito próprio, na competição do MasterChef Brasil, exibido pela Band. Nascida em Foz, filha de chineses, criada no Paraguai e atualmente residente em São Paulo, Teresa carrega a multiculturalidade da Tríplice Fronteira em sua história de vida, e agora também em sua culinária.

Em suas aparições no programa, o nome de Teresa aparece junto com o local em que ela nasceu: Foz do do Iguaçu, o que rende mídia ao destino. Mas, diferente do Caldeirão ou da novela, essa não foi uma ação planejada pela Gestão Integrada do Turismo, apenas aconteceu em um momento perfeito de alta visibilidade da cidade. 

Sua estreia no MasterChef, em 27 de maio, conquistou os jurados com um prato autoral. Depois de uma prova difícil a iguaçuense acabou saindo do jogo no terceiro episódio. Mas, retornou recentemente, ao vencer na repescagem, na última terça-feira (8).

Rolar para cima