O que fazer em Foz do Iguaçu nas férias de julho? Sugestões para quem é da cidade

Parque das aves dia dos namorados

As férias de julho são aquele respiro no meio do ano que muita gente aguarda para descansar, curtir a família ou simplesmente sair da rotina, já que ele coincide com as férias escolares. E mesmo morando em Foz do Iguaçu, que é um dos destinos mais desejados do Brasil, nem sempre paramos para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer. Pensando nisso, reunimos algumas dicas especiais sobre o que fazer em Foz do Iguaçu nas férias de julho, com um olhar mais local, aproveitando atrativos, descontos e experiências que estão bem ao nosso alcance.

1. Visitar as Cataratas do Iguaçu

Não dá para falar em Foz do Iguaçu sem lembrar das Cataratas. E mesmo para quem já foi, o contato com a natureza, a grandiosidade das quedas e a estrutura do Parque Nacional fazem da visita uma experiência sempre renovada. E o melhor é que moradores da cidade têm desconto especial na entrada. É uma ótima oportunidade para passear com a família ou levar alguém que ainda não conhece.

Cataratas do Iguaçu

2. Descobrir (ou redescobrir) Itaipu

A usina de Itaipu é outro grande atrativo que muitos moradores acabam deixando para “um dia”. Mas, esse dia pode ser agora. Ou melhor: em Julho. Os seguintes passeios são gratuitos para moradores de Foz: Itaipu Panorâmica, Itaipu Refúgio Biológico, Itaipu Iluminada, Itaipu Ecomuseu e Itaipu By Bike. Essas aventuras são educativas, acessíveis e costumam encantar todas as idades.

Itaipu Especial

3. Aproveitar os eventos e feiras locais

Julho costuma ser um mês com bastante movimentação cultural na cidade. Para quem gosta de passeios tranquilos e gratuitos, vale a pena visitar a Feirinha da JK, que reúne gastronomia, artesanato e música, além de ser um ponto de encontro da comunidade. Outro espaço que costuma ter uma programação variada é a Praça da Paz, com feiras, apresentações culturais e eventos temáticos ao longo do mês.

4. Visitar o Parque das Aves

Se você está planejando as férias de julho, conhecer o Parque das Aves em Foz do Iguaçu é uma outra escolha incrível! Imagine caminhar em uma floresta atlântica, junto a viveiros imersivos: periquitos voando ao redor, araras coloridas em voos rasantes, tucanos exibindo seus bicos e harpias majestosas observando de cima.

O passeio leva, em média, de 1 a 2 horas, com trilhas acessíveis e estruturadas para toda a família . Além das aves, o espaço conta ainda com borboletário, pequenos répteis (como jacarés, jiboias e iguanas) e corujas, oferecendo uma experiência diversa e educativa. Além de que ao visitar, você também apoia o impressionante trabalho de conservação do parque, que arua como um centro de referência mundial na proteção de aves ameaçadas da Mata Atlântica.

Colônia de Férias – 14 a 18 de julho
Para famílias com crianças de 6 a 10 anos, a Colônia de Férias do Parque das Aves é também uma alternativa imperdível! De 14 a 18 de julho, das 13h às 17h30, os pequenos podem viver uma aventura dentro da Mata Atlântica, com atividades lúdicas, práticas e contato direto com a natureza.

Vagas limitadas: apenas 30 crianças por dia.

Foco: cooperação, cuidado com os animais e preservação ambiental.

Benefícios: diversão educativa, conexão única com o meio ambiente.

Para se inscrever acesse o site oficial do Parque das Aves, aqui.

Visitação do Parque das Aves

5. Piquenique e lazer no Gramadão da Vila A

E para quem gosta de programas ao ar livre, o Gramadão da Vila A é perfeito para isso. Com amplo espaço verde, iluminação cênica e uma atmosfera familiar, é ideal para piqueniques, caminhadas, brincar com os pets ou simplesmente relaxar. Vá em um dia de sol e aproveite para se esquentar um pouquinho em um ambiente agradável. 

6. Visitar o Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é um atrativo que une história, cultura e um pôr do sol inesquecível. A entrada também tem desconto para moradores, o que torna a visita ainda melhor. O local conta com estrutura completa, shows culturais que representam os três países da fronteira e uma vista privilegiada do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.

Marco das Três fronteiras

7. Conhecer os países vizinhos

Morar na tríplice fronteira tem suas vantagens – e uma delas é poder dar um pulo no Paraguai ou na Argentina. Use as férias de julho para conhecer Ciudad del Este, é possível aproveitar para fazer compras, visitar shoppings ou até experimentar a gastronomia local. Já em Puerto Iguazú, na Argentina, a dica é caminhar pela feirinha, curtir um jantar em família e fazer uma comprinhas de alfajores, doce de leite, azeitonas e outras delícias, para levar para casa. 

8. Curtir atrações para toda a família

Quem procura entretenimento para todas as idades pode aproveitar as férias para visitar o Dreams Park Show e o Wonder Park Foz. No Dreams, o destaque vai para o Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros, o Maravilhas do Mundo e o Dreams Ice Bar. Já no Wonder Park, é possível conhecer carros antigos do cinema no Movie Cars, um show de luzes e águas, no Water Show, além do Lumina Park, Wonder Experience e o Bonnie´s Burguers. Todos eles oferecem experiências lúdicas, interativas e divertidas para adultos e crianças.

Dreams Park Show

Férias em casa, com cara de viagem

Foz do Iguaçu é repleta de experiências incríveis, mesmo para quem já mora aqui. Redescobrir a cidade com um olhar mais curioso e aproveitar os atrativos com calma pode ser uma forma especial de viver as férias de julho sem precisar sair do lugar.

Para mais dicas de roteiros e ideias de “O que fazer em Foz?”, acesse o nosso blog oficial do Destino.

Rolar para cima