Da esquerda para a direita: o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes; diretor da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, Armando Ghazzaoui; o secretário de Turismo, Jin Petrycoski; e o presidente do Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares (Sindhotéis), Camilo Rorato.
Secretaria de Turismo de Foz se reúne com a Câmara de Comércio de Ciudad del Este, Visit Iguassu e Sindhotéis, nesta quinta-feira
A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu iniciou nesta quinta-feira (10) as tratativas para uma parceria com o comércio paraguaio, especialmente nas datas da Crazy Weak e da Black Friday. A ação tem como objetivo fomentar a economia dos dois países em conjunto, através do turismo de compras. Estiveram presentes na reunião, o secretário de Turismo, Jin Petrycoski, o diretor da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, Armando Ghazzaoui, o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, e o presidente do Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares (Sindhotéis), Camilo Rorato.
A Crazy Week, organizada pela Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, caracteriza-se por ser um período de promoção nas lojas do Paraguai, com descontos de até 70%. Esse ano, ela está prevista para acontecer de 8 a 11 de maio, junto ao Dia das Mães, que também ocorre, em 2025, no dia 11. Já a Black Friday é realizada popularmente em novembro no Brasil e no Paraguai, também com a ideia de preços com descontos e incentivo ao turismo de compras.
Como explica o secretário Jin, a ideia é unir a divulgação e marketing dos dois destinos e fomentar de maneira única a vinda de mais turistas aos dois países durante os períodos de promoções. “Foz do Iguaçu sempre potencializou as compras no Paraguai, assim como o Paraguai potencializa o turismo em Foz do Iguaçu. Então, fazer com que a atratividade seja dos dois destinos em conjunto, facilitará a tomada de decisão do visitante de vir para a fronteira”, ressalta.
O diretor da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, Armando Ghazzaoui, também reforça o potencial da iniciativa. “Vamos fazer um trabalho em conjunto, para disparar as promoções da fronteira para o mundo”, diz.
E comenta sobre o período da Crazy Week. “Ela vai culminar com o Dia das Mães , que é a segunda maior data comercial importante do Brasil. A gente está trabalhando para que, ao invés das pessoas comprarem um presentinho e levarem para a mãe, tragam as mães aqui para a fronteira, desfrutem de um hotel e vão para o Paraguai, fazer seu passeio de compras”, finaliza o diretor.
O impacto
Na edição de 2024, a Crazy Weak movimentou US$ 210 milhões, no comércio de Ciudad del Este, com cerca de 190 mil pessoas cruzando a fronteira no período. Já para a Black Friday, a movimentação econômica girou em torno de US$ 360 milhões, com aproximadamente 240 mil visitantes.
A nova ação proposta nesta quinta, visa aumentar esses números do ano anterior, contribuir com o comércio brasileiro e paraguaio e, indiretamente, com a vinda de mais turistas, com o setor hoteleiro, gastronômico e de atrativos.
O passo a seguir é definir um grupo de trabalho responsável pela ação, que deve coordenar um planejamento estratégico e operacionalizar a iniciativa.