Entre os destinos mais visitados do país, a cidade paranaense desenvolve projeto de inteligência artificial para ampliar presença em mecanismos de busca, redes sociais e portais de turismo
Em uma reunião realizada nesta terça-feira (1º), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu (PR), Jin Bruno Petrycoski, para discutir estratégias de promoção do destino no mercado internacional. Além do presidente, participaram do encontro o Diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis, o coordenador de Comunicação Digital, Arturo Juliano, o gerente de Inovação Christiano Braga e Maurício Mascarenhas, supervisor de Transporte Aéreo.
Durante a reunião, o secretário destacou o modelo B2B (Business to Business), enfatizando uma nova abordagem voltada à eficiência dos resultados e à construção de parcerias que assegurem retorno sobre os investimentos realizados. Na sequência, apresentou também um projeto piloto de marketing digital focado no modelo B2C (Business to Consumer), que aposta no uso de inteligência artificial para impulsionar a visibilidade de Foz do Iguaçu, em mecanismos de busca, redes sociais e portais de turismo, ao redor do mundo.
“Hoje, 43% das pessoas escolhem o destino de viagem com base no que veem na internet. Foz precisa aparecer nesse momento da decisão”, destacou o secretário Jin. “Queremos brigar com outros destinos pelo mundo. Quando a pessoa digitar ‘quero viajar’, Foz do Iguaçu precisa aparecer entre os primeiros resultados”, reforçou.
A proposta apresentada pelo secretário também inclui a compra de domínios internacionais e a disseminação de conteúdo em diversos idiomas para criar autoridade e relevância on-line.
Jin Bruno Petrycoski defendeu ainda que a promoção do destino deve ser pensada de forma mais ampla e estratégica: “O turismo de Foz não pode depender só de quem já decidiu visitar. Nosso foco agora é conquistar o turista indeciso, aquele que está com várias abas abertas no navegador.” Para isso, o secretário anunciou investimento em campanhas nacionais neste ano, além da mobilização do Fundo Iguaçu e do Visit Iguassu para apoiar as ações internacionais.
Parceria
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo evidenciou que o destino, mesmo sendo um dos mais visitados no Brasil, tem potencial para atrair ainda mais visitantes. “Nosso objetivo é promover Foz do Iguaçu cada vez mais. Tem infraestrutura, tem atrativos, tem conectividade e, agora, um plano ousado para usar tecnologia e dados a favor da promoção do Brasil. Isso tem tudo a ver com o que a gente quer mostrar lá fora e com a tendência global de utilizar a inovação tecnológica para dar sustentabilidade à atividade turística.”
Outro ponto mencionado pelo presidente foram as diversas ações da Embratur para promover o destino em países como os Estados Unidos e Europa com press trips, road shows, famtours com operadores e jornalistas internacionais, e oficinas de capacitação.
A Agência e a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu irão desenhar juntas os próximos passos do projeto piloto. A expectativa é de que esta parceria possa ampliar cada vez mais a visibilidade internacional de Foz do Iguaçu.
Dados
De acordo com a Agência Estadual de Notícias do Paraná, em 2024, o Parque Nacional do Iguaçu registrou a entrada de 1,8 milhão de visitantes, destes 785 mil são estrangeiros de 187 nacionalidades diferentes. As Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural da Unesco e uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, foram também o segundo atrativo turístico brasileiro mais buscado por turistas internacionais, atrás apenas do Cristo Redentor.
Assessoria Embratur
Fotos: Embratur