7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso destaca a diversidade religiosa de Foz do Iguaçu

Mesquita Omar Ibn Al-Khatab

Evento possui palestras na Mesquita, Rodadas de Negócios na Catedral, show de rock cristão no Gramadão e apresentação cultural de matriz afro

Nos dias 8, 9 e 10 de abril, Foz do Iguaçu será palco do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. O evento é organizado pelo Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso Paranaense, vinculado à Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR) e possui uma comissão organizadora local formada pela Mesquita Omar Ibn Al Khattab, Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU), com apoio de Itaipu, Itaipu Parquetec e demais parcerias.

Com palestras e rodas de conversas na Mesquita, o local sede do evento, rodadas de negócios na Catedral, e show de encerramento no Gramadão da Vila A, a iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, gestores, empresários e entusiastas do setor, para debater tendências e oportunidades do segmento, promover integração entre diferentes culturas e crenças e fomentar a vertente turística na cidade e no Estado do Paraná.

Segundo o coordenador do Comitê Interinstitucional de Trabalho do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, o Fórum já teve outras edições em demais cidades do Estado, mas essa é a primeira vez que o local sede é uma Mesquita. “O primeiro foi em Curitiba, segundo em Maringá, terceiro e quarto online no tempo de pandemia, o quinto em Paranaguá e o sexto em Lunardelli. A partir desses encontros e dos fóruns, nós temos percebido essa relação com um diálogo mais frequente entre as religiões e a origem de um ambiente de paz e tranquilidade”, disse.

O Secretário de Turismo de Foz, Jin Petrycoski, explica que a cidade, devido a sua pluralidade religiosa, é o destino ideal para receber o Fórum. “Foz do Iguaçu é uma cidade de todas as crenças e é importante que o público nacional e internacional que visitam Foz tenham conhecimento dessa diversidade cultural e religiosa que existe na cidade. Nós, como Secretaria do Turismo, visamos promover cada vez mais esse estilo de turismo, e temos como objetivo tornar Foz um destino ícone de turismo religioso, dentro do Brasil”, expressa o secretário.

Para Hola El Kadri, representante da Mesquita Omar Ibn Al Khattab, a cidade está devidamente preparada para o nicho. “É uma parte do turismo que está crescendo gradativamente e ganhando espaço no mercado. Mas, em Foz do Iguaçu e no Fórum temos um diferencial, que é a união das religiões aqui presentes”, comenta Hola.

A programação

Dentre as atividades programadas para o Fórum estão palestras e painéis, que ocorrem nas próprias dependências da Mesquita e são gratuitas à população. Para se inscrever, acesse:
https://www.sympla.com.br/evento/7-forum-paranaense-de-turismo-religioso/2617804?referrer=www.google.com.

E Rodadas de Negócios, sediadas na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, essas são voltadas a agências e operadoras que se interessam pelo nicho do turismo religioso. Para se inscrever, acesse: https://forms.office.com/r/kr7gdfRC8M e/ou https://forms.office.com/r/MDM2TG2p3R

O evento conta ainda, no último dia, com uma apresentação cultural de matriz afro da Instituição Religiosa Ilê Baru, seguida de um show de encerramento da banda de rock cristão “Rosa de Saron”, no Gramadão da Vila A. O show é gratuito, sem necessidade de inscrição, mas a organização incentiva o Ingresso Solidário, com a doação de 1kg de alimento não perecível, destinado ao projeto Mesa Brasil, uma iniciativa do SESC Paraná.

Há também opções de visitar a Mesquita Omar Ibn Al Khattab, o Templo Budista Chen Tien e o Terreiro Ilê Baru, por adesão. Para saber mais, confira a programação completa aqui: https://www.sympla.com.br/evento/7-forum-paranaense-de-turismo-religioso/2617804?referrer=www.google.com.

A pluralidade religiosa

Atualmente, Foz do Iguaçu, devido a sua multiculturalidade, apresenta atrações de turismo religioso de diferentes credos, como a Mesquita Omar Ibn Al Khattab, o Templo Budista Chen Tien, a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe e diferentes Casas de religiões de matriz afro.  Em 2024, inclusive, a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu adicionou ao mapa turístico do destino, a Casa de Luz Vovó Maria Conga, um espaço de Umbanda, como mais um atrativo religioso da cidade. 

Parceria 

O 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso é uma iniciativa do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso Paranaense, vinculado à Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR). A comissão organizadora local é composta pela Mesquita Omar Ibn Al Khattab com o Centro cultural beneficente islâmico de Foz do Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU), Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Templo Budista Chen Tien e parceria com a Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Fecomércio, Sesc, Senac, Casa Civil, SEMIPI, SEEC, SEPL, Federação de Artesanato, Tv Evangelizar, ABGTUR, IGR´s – PR, Sebrae, Viaje Paraná, SUDIS, AMP, Adetur Cataratas e Caminhos, Assembleia Legislativa do Paraná, Invest Paraná, CNBB Sul-2, ABAV, COOAPAR, Rota do Rosário e Rede Brasileiras de Trilhas.

Rolar para cima
×

Atendimento via WhatsApp

× Como posso te ajudar?